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Os apoios educativos na construção do sucesso educativo: um estudo de caso num Território de intervenção prioritária

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCastro, Dora Maria Ramos Fonseca de
dc.contributor.authorGuterres, André Filipe Antunes
dc.date.accessioned2016-02-25T15:42:46Z
dc.date.available2016-02-25T15:42:46Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO maior desafio da escola atual é conjugar a escolaridade obrigatória e universal com a ânsia do sucesso educativo. Uma escola justa e democrática não pode limitar-se a selecionar os que têm mais mérito, tem, obrigatoriamente, de se preocupar com aqueles que têm mais dificuldades em ter sucesso e que se vão autoexcluindo. Um dos dispositivos clássicos para potenciar os resultados académicos são os Apoios Educativos, porém no Agrupamento de Escolas X, um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), os resultados obtidos mantêm-se abaixo dos padrões nacionais. É este o ponto de partida do nosso estudo, pois, apesar do investimento considerável no aumento de apoios educativos neste Agrupamento, muitos alunos continuam a registar insucesso educativo.Partindo desta realidade percecionada com a análise documental sobre os Apoios Educativos neste Agrupamento, e após uma ação de acompanhamento da Inspeção Geral da Educação e Ciência, surgiu a necessidade de orientar o nosso olhar para uma análise de todo o processo dos apoios de modo a perceber como se pode otimizar o impacto dos apoios no sucesso dos alunos e, consequentemente, ter o reconhecimento exterior. Tendo por base a análise de conteúdo das entrevistas a docentes de Português e Matemática, envolvidos no processo dos apoios educativos e do focus group realizado com alunos que beneficiaram destes apoios educativos, e suportada por um enquadramento teórico e legal, delineou-se um plano de ação, que visa a melhoria do sucesso educativo de todos os alunos e envolve toda a organização escolar. Perceciona-se a preponderância da coordenação e da monitorização num processo que se pretende efetivo e não de simples receituário, mas acima de tudo, toma-se consciência que para funcionar é necessário que seja devidamente clarificado, sentido e apropriado por todos os atores envolvidos.pt_PT
dc.description.abstractThe greatest challenge faced by current schooling is to combine mandatory and universal education with yearning for academic success. A fair and democratic school cannot be limited to a selection of those with the most merit. The school must be concerned with students that have more difficulties in obtaining success and thus exclude themselves. One of the classic aids used to enhance academic results is Educational Support, however in Schools Group X, monitored by an Educational Priority Intervention Territory (TEIP), the results remain below national standards. This is the starting point of our study due to the fact that despite considerable investment in increasing educational support in this grouping, many students continue to display educational failure. This issue, coupled with a comprehensive documentary analysis of Educational Support in this Schools Group, as well as a General Inspection of Education and Science, has shown that there is a need to direct our attention to an analysis of the entire process in order to understand as well as optimize the impact of Educational Support regarding the success of pupils and subsequently how this support is valued by third parties. Based on the content analysis of interviews with Portuguese and Mathematics teachers involved in the process of educational support and a focus group held with students who benefited from educational support (within a theoretical and legal framework), a plan of action aimed at improving the educational success of all students as well as involving the entire school and student body has been drafted. This plan clearly recognizes the importance of coordination and monitoring in a process that in order to be effective must not be viwed as a simple recipe, and, most of all, that in order to work it needs to be properly clarified, perceived and deemed adequate by and for all those that are involved.pt_PT
dc.identifier.tid201060370
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7729
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectApoios Educativospt_PT
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_PT
dc.subjectArticulaçãopt_PT
dc.subjectMonitorizaçãopt_PT
dc.subjectEducational Supporten
dc.subjectLearning Disabilitiesen
dc.subjectArticulationen
dc.subjectMonitoringen
dc.titleOs apoios educativos na construção do sucesso educativo: um estudo de caso num Território de intervenção prioritáriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

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