Publication
Do uso ao abuso da Informação: que medidas tomar?
dc.contributor.author | Braga, Inês | |
dc.date.accessioned | 2015-12-22T17:58:29Z | |
dc.date.available | 2015-12-22T17:58:29Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | De acordo com a globalização do século XXI, em que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação imperam, permitindo um acesso alargado e fácil aos cidadãos do mundo à Informação, colocam-se questões importantes acerca do modo adequado de os indivíduos lidarem com a referida Informação que abunda em proporções tais que, muitas vezes, atingem a superabundância perigosa do overload informacional. A evolução tecnológica, galopante, tem vindo a modificar o estatuto passivo do consumidor da informação, permitindo-lhe, nos tempos atuais, uma participação ativa, já que lhe é facultado o poder de produzir também a informação e divulgá-la, através de diversas Tecnologias da Informação e Comunicação, aos outros, tornando-o num chamado “prosumer”, ou seja, produtor e consumidor da referida Informação. Nesta conjuntura, novas competências deverão ser exigidas a todos que querem viver e sobreviver com sucesso numa Sociedade do Conhecimento com desafios novos. Esse caminho prepara-se nos bancos da Escola e fora dela, com uma formação que contribua para os jovens de hoje, nado-digitais, serem cidadãos info-incluídos, integrados e participativos na sociedade. O presente estudo trata de questões relacionadas com a Formação para a Literacia da Informação no ensino superior, numa escola politécnica portuguesa, em que se incide na questão das competência de literacia, destacando-se aqui o uso ético da Informação e do plágio, através dos dados recolhidos num estudo empírico. Os instrumentos de recolha de dados foram questionários aplicados a docentes e estudantes de licenciatura. Do cruzamento de perspetivas sobre o assunto parece resultar a necessidade do desenvolvimento da competência do uso ético da Informação através de estratégias de formação e com envolvimento institucional. Para tanto, deverá ser exigido, da parte dos intervenientes do processo de ensino-aprendizagem – estudantes, docentes, Bibliotecários, órgãos de gestão da instituição e outros - um trabalho colaborativo. A aposta numa formação deste tipo, por ser transversal a qualquer curso de ensino superior do quadro de Bolonha, deverá ser uma prioridade que se tem adiado, por motivos vários, na maior parte dos casos, mas à qual se deverá atribuir a devida importância e visibilidade porque dela se colherão bons frutos. Esses refletir-se-ão em estudantes dotados de competências de Literacia da Informação essenciais para o seu sucesso académico, profissional e social e preparados para mobilidades várias, dentre as quais a internacional. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789898600295 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/7231 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1965/1888 | pt_PT |
dc.subject | Informação | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Ética | pt_PT |
dc.title | Do uso ao abuso da Informação: que medidas tomar? | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 405 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 397 | pt_PT |
oaire.citation.title | Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana = Comunicación iberoamericana: los desafíos de la internacionalización - Libro de Actas del II Congreso Mundial de la Comunicación iberoamericana | pt_PT |
person.familyName | Braga | |
person.givenName | Inês | |
person.identifier.ciencia-id | 7C14-46ED-CD45 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5278-9363 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57743078800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2 |