Repository logo
 
Publication

Do uso ao abuso da Informação: que medidas tomar?

dc.contributor.authorBraga, Inês
dc.date.accessioned2015-12-22T17:58:29Z
dc.date.available2015-12-22T17:58:29Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractDe acordo com a globalização do século XXI, em que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação imperam, permitindo um acesso alargado e fácil aos cidadãos do mundo à Informação, colocam-se questões importantes acerca do modo adequado de os indivíduos lidarem com a referida Informação que abunda em proporções tais que, muitas vezes, atingem a superabundância perigosa do overload informacional. A evolução tecnológica, galopante, tem vindo a modificar o estatuto passivo do consumidor da informação, permitindo-lhe, nos tempos atuais, uma participação ativa, já que lhe é facultado o poder de produzir também a informação e divulgá-la, através de diversas Tecnologias da Informação e Comunicação, aos outros, tornando-o num chamado “prosumer”, ou seja, produtor e consumidor da referida Informação. Nesta conjuntura, novas competências deverão ser exigidas a todos que querem viver e sobreviver com sucesso numa Sociedade do Conhecimento com desafios novos. Esse caminho prepara-se nos bancos da Escola e fora dela, com uma formação que contribua para os jovens de hoje, nado-digitais, serem cidadãos info-incluídos, integrados e participativos na sociedade. O presente estudo trata de questões relacionadas com a Formação para a Literacia da Informação no ensino superior, numa escola politécnica portuguesa, em que se incide na questão das competência de literacia, destacando-se aqui o uso ético da Informação e do plágio, através dos dados recolhidos num estudo empírico. Os instrumentos de recolha de dados foram questionários aplicados a docentes e estudantes de licenciatura. Do cruzamento de perspetivas sobre o assunto parece resultar a necessidade do desenvolvimento da competência do uso ético da Informação através de estratégias de formação e com envolvimento institucional. Para tanto, deverá ser exigido, da parte dos intervenientes do processo de ensino-aprendizagem – estudantes, docentes, Bibliotecários, órgãos de gestão da instituição e outros - um trabalho colaborativo. A aposta numa formação deste tipo, por ser transversal a qualquer curso de ensino superior do quadro de Bolonha, deverá ser uma prioridade que se tem adiado, por motivos vários, na maior parte dos casos, mas à qual se deverá atribuir a devida importância e visibilidade porque dela se colherão bons frutos. Esses refletir-se-ão em estudantes dotados de competências de Literacia da Informação essenciais para o seu sucesso académico, profissional e social e preparados para mobilidades várias, dentre as quais a internacional.pt_PT
dc.identifier.isbn9789898600295
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7231
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedadept_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1965/1888pt_PT
dc.subjectInformaçãopt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.titleDo uso ao abuso da Informação: que medidas tomar?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage405pt_PT
oaire.citation.startPage397pt_PT
oaire.citation.titleComunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana = Comunicación iberoamericana: los desafíos de la internacionalización - Libro de Actas del II Congreso Mundial de la Comunicación iberoamericanapt_PT
person.familyNameBraga
person.givenNameInês
person.identifier.ciencia-id7C14-46ED-CD45
person.identifier.orcid0000-0001-5278-9363
person.identifier.scopus-author-id57743078800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_InesBraga_2014_1.pdf
Size:
5.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: