Repository logo
 
Publication

Criação de modelos faciais 3D através de fotografias

datacite.subject.fosSistemas Gráficos e Multimédiapt_PT
dc.contributor.advisorPereira, João Paulo Jorge
dc.contributor.authorLeal, João Filipe dos Santos
dc.date.accessioned2018-06-05T10:12:13Z
dc.date.available2018-06-05T10:12:13Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNos dias de hoje, a qualidade da semelhança entre as personagens em videojogos e o seu correspondente em carne e osso está cada vez mais elevada. A necessidade de uma modelação rápida, eficaz e económica é então cada vez mais requisitada. A solução que melhor conjuga essas 3 qualidades é sem dúvida a modelação facial através de fotografias. O primeiro artigo publicado nesta área foi em 1999, e têm sido feitas muitas melhorias aos sistemas desenvolvidos, no entanto, ainda existem muitas falhas. Falhas quer em termos de qualidade, semelhança e tempo. Com este projeto de dissertação pretendia-se então combater essas lacunas desenvolvendo uma ferramenta capaz de criar modelos faciais através de fotografias e posterior alteração de diversos parâmetros faciais. Os objetivos foram maioritariamente cumpridos, apresentando-se então uma biblioteca capaz de criar modelos 3D a partir de uma fotografia com um rosto, e alterar expressões faciais no mesmo, bem como manipular visualmente o modelo e gravá-lo para um ficheiro. Os utilizadores que testaram a aplicação gráfica apreciaram a sua rapidez na criação no modelo, no entanto não se mostraram tão satisfeitos relativamente à quantidade de ferramentas disponíveis para a sua edição.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, the similarity quality between video game characters and their real-life counterpart is getting higher and higher. The demand for fast, efficient and cheap 3D modeling is being highly required. The solution that best combines these aspects is undoubtedly the modeling through the use of face pictures. The first article published in this area was in 1999, and many improvements have been made ever since, but there were still many flaws to cover in those systems. The flaws include quality issues, low similarity, and high execution time. Therefore, with this work, it’s intended to combat those flaws, by creating a framework capable of creating such 3D models and also adjust various facial parameters. The majority of the objectives drawn were accomplished, presenting a framework capable of creating 3D models by using a facial picture, and changing their facial expressions, as well has visually manipulating the 3D model and writing it to a file. The users that tested the graphical application appreciated the fast creation of the model, but were not so convinced by the number of editing tools at their disposal.pt_PT
dc.identifier.tid201767341pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11715
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModelação facial 3Dpt_PT
dc.subjectIdentificação facialpt_PT
dc.subjectDeteção caraterísticas faciaispt_PT
dc.subjectReconstrução facialpt_PT
dc.subject3DMMpt_PT
dc.subjectBlendshapespt_PT
dc.subjectInterface gráficapt_PT
dc.subject3D facial modelingpt_PT
dc.subjectFacial identificationpt_PT
dc.subjectFacial features detectionpt_PT
dc.subjectFacial reconstructionpt_PT
dc.subjectGraphical interfacept_PT
dc.titleCriação de modelos faciais 3D através de fotografiaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoaoLeal_2017_MEI.pdf
Size:
5.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: