Repository logo
 
Publication

Narrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEB

dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorMorgado, Celda
dc.contributor.authorCosta, José António
dc.contributor.authorAzevedo, João
dc.contributor.authorOliveira, Inês
dc.contributor.authorQuerido, Joana
dc.contributor.authorLeite, Luís
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.date.accessioned2019-12-04T16:43:33Z
dc.date.available2019-12-04T16:43:33Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractLinguisticamente, é possível constatar que o contraste (de itens lexicais, de semas e de morfemas) está na base de relações lexicais de natureza diversa (Baptista, 2006). Contudo, a temática das relações semânticas entre palavras tem-se confinado à abordagem da antonímia e da sinonímia nos dois primeiros anos de escolaridade formal em Portugal (Buescu et al., 2015), relegando para ciclos posteriores as relações múltiplas e perpetuando um ensino dicotómico e descontextualizado, promotor de conceções erróneas sobre o mundo (Baptista et al., 2017). A mudança de paradigma afigura-se possível, a começar pelo discurso presente nas recentes Aprendizagens Essenciais (DGE, 2018). No entanto, a verdadeira alteração no ensino pressupõe um conhecimento científico atualizado por parte dos agentes educativos, razão pela qual abordaremos esta problemática. Apresentaremos a noção de oposição, a sua relevância na estruturação do léxico mental e o modo como se pode tornar produtiva para a caracterização das relações lexicais múltiplas (Cruse, 2001) e do ensino explícito da organização do léxico (Baptistaet al., 2017). Avaliaremos algumas das estratégias linguísticas disponíveis para a expressão de oposições antonímicas, convocando critérios diversos. Evidenciaremos os contributos da investigação em diferentes áreas para a elaboração de propostas didáticas. Neste sentido, foram elaboradas três narrativas bimodais que colocam pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a possibilidade de interpretação antonímica, sendo, posteriormente, transformadas em narrativas multimédia, a fim de poderem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas inovadoras, em contexto de aprendizagem do 1.º CEB e onde se pretende que o texto visual nunca duplique a hipótese de antonímia binária. Socorremonos de aplicações de Realidade Aumentada para a construção das narrativas multimédia e de aplicações específicas a disponibilizar, em breve, na Google PlayStore. Apresentaremos estes produtos no evento. Esta comunicação apresenta um dos produtos do Projeto intitulado Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (referência: Projeto LIN/145558/2016), no âmbito do Programa Língua e Cultura Portuguesas 2016, inscrito no Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) e desenvolvido em parceria pela Escola Superior de Educação e pela Escola Superior de Média Arte e Design do Politécnico do Porto.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-972-8969-31-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15026
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPolitécnico do Porto. Escola Superior de Educação. INEDpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://porto-icre2019.eventqualia.net/pt/2019/inicio/resumos/pt_PT
dc.subjectAntonímiapt_PT
dc.subjectNarrativas bimodais e narrativas multimédiapt_PT
dc.subjectEnsino da línguapt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.titleNarrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEBpt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.startPage307pt_PT
oaire.citation.titleICRE’19: 2nd International Conference on Research in Education: Livro de resumospt_PT
person.familyNameBaptista
person.familyNameAzevedo
person.familyNameBarbosa da Costa Leite
person.givenNameAdriana
person.givenNameJoão
person.givenNameLuís
person.identifier.ciencia-idA111-A194-6ED3
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
person.identifier.orcid0000-0003-0070-6954
person.identifier.orcid0000-0001-5507-2237
person.identifier.ridS-8287-2016
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublicationec5f0c5f-7447-406d-86f8-6a973a6afbef
relation.isAuthorOfPublication38f5b70a-a4d2-4a6c-b9e2-4e16d78c5e65
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryec5f0c5f-7447-406d-86f8-6a973a6afbef

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RES_AdrianaBaptista_2019_1.pdf
Size:
127.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: