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Relações entre rentabilidade empresarial e exportações: o caso das empresas do comércio português

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Abstract(s)

In the last few years, empirical studies have emerged that attempt at understanding the benefits generated by exports in firms. The present study aims to find evidence that Portuguese trading firms benefit from exports in terms of profitability, by checking the impact of the level of intra and extra-EU exports on the profitability of firms in the Portuguese market. The following research question was raised: What is the role of the level of internationalisation (measured by the ratio between exports and turnover) of Portuguese firms in the trade sector on their profitability? The methodology used was quantitative, using three models (depending on the variable of profitability measurement), based on data from 2010 to 2020 and for a sample composed of 3,569 Portuguese firms in the wholesale and retail trade sector. From the results obtained, there was a positive impact of the level of intra-EU exports on firms' profitability, through the OLS model. On the other hand, through the fixed effects model, there was a positive impact of the level of extra-EU exports on firms' profitability. We thus conclude that Portuguese firms in the sector under analysis that increase their level of internationalisation improve their profitability. For future research it would be interesting to take into account the role played by the different destinations and by the characteristics of the export markets for Portuguese firms, and also to understand the impact of the exchange rate on imports and exports that affects business margins at the price level. Key words: Level of Internationalisation,
Nos últimos anos têm surgido estudos empíricos que pretendem compreender os benefícios gerados pelas exportações nas empresas. O presente estudo visa encontrar evidências de que as empresas de comércio portuguesas beneficiam com as exportações ao nível da rentabilidade, verificando o impacto do nível de exportações intracomunitárias e extracomunitárias sobre a rentabilidade das empresas do mercado português. A seguinte questão de investigação foi levantada: Qual o papel do nível de internacionalização (medido pelo rácio entre exportações e volume de negócios) das empresas portuguesas do setor do comércio na rentabilidade das mesmas? A metodologia utilizada foi a quantitativa, sendo utilizados três modelos (consoante a variável da medição da rentabilidade), baseando-se em dados entre 2010 a 2020 e para uma amostra composta por 3.569 empresas portuguesas do setor do comércio por grosso e do retalho. Dos resultados obtidos, verificou-se um impacto positivo do nível de exportações intracomunitárias sobre a rentabilidade das empresas, através do modelo OLS. Por outro lado, através do modelo dos efeitos fixos, verificou-se um impacto positivo do nível de exportações extracomunitárias na rentabilidade das empresas. Concluímos assim, que as empresas portuguesas do setor em análise que aumentem o seu nível de internacionalização, melhoram a sua rentabilidade. Para futuras investigações seria interessante ter em conta o papel desempenhado pelos diferentes destinos e pelas características dos mercados de exportação para as empresas portuguesas, e ainda, perceber o impacto da taxa de câmbio nas importações e nas exportações que afeta as margens de negócio a nível de preços.

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Nível de internacionalização Rentabilidade Ccomércio União Europeia Level of internationalisation Profitability Ccommercial trade European Union

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