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FitAdventures: Transformar exercício físico em entretenimento

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Abstract(s)

Este trabalho aborda a problemática da falta de motivação para o exercício físico, um desafio significativo tendo em conta o estilo de vida sedentário atual. Partindo de uma revisão da literatura, foram exploradas as implicações para a saúde, associadas ao sedentarismo e destacou-se a importância de encontrar soluções inovadoras para promover a atividade física. Focando o potencial dos exergames, jogos sérios e gamificação, investigou-se como estes elementos podem ser integrados de maneira eficaz para motivar o exercício físico. O contexto abrange o cenário em rápida evolução dos jogos e aplicações relacionados com a saúde, refletindo a crescente consciencialização sobre a importância do bem-estar físico e mental. Nesse ambiente, destaca-se a necessidade de abordagens criativas e envolventes capazes de motivar os utilizadores de maneira duradoura. O projeto proposto tem como objetivo central criar um exergame que se assuma eficaz na promoção de hábitos saudáveis. Esta abordagem visa transformar o ato de jogar numa atividade que não apenas cative, mas que também contribua positivamente para o bem-estar geral dos participantes. Para desenvolver uma experiência motivadora e cativante, foi imperativo analisar a história dos exergames, mergulhando nos grandes sucessos existentes para identificar padrões e elementos que contribuíram para a sua eficácia. Essa análise profunda da evolução dos exergames permitiu extrair informação valiosa, orientando o design do projeto de forma a incorporar as melhores práticas já estabelecidas. Ao compreender o que funcionou em experiências passadas, procuramos não apenas inovar, mas também construir sobre as bases sólidas que contribuíram para o sucesso dos outros. É apresentada uma conceção do jogo, oferecendo uma ideia do objetivo e das funcionalidades previstas, seguida do design que inclui as suas principais funcionalidades e componentes visuais. Todo o processo de criação do jogo teve em conta os resultados de questionários, de forma a criar um jogo que correspondesse às expectativas do público-alvo. De seguida é focado o processo de desenvolvimento, abordando as ferramentas de desenvolvimento e as metodologias utilizadas para a gestão do projeto. São também descritos os testes e a avaliação da aplicação com base no feedback dos utilizadores, confirmando a eficácia do FitAdventures em promover a atividade física e melhorias na saúde e bem-estar dos utilizadores. Finalmente, são apresentadas as conclusões e considerações sobre o trabalho realizado, destacando as contribuições científicas e tecnológicas do projeto, bem como sugestões para futuras melhorias e desenvolvimentos.
This paper addresses the problem of lack of motivation to exercise, a significant challenge given today’s sedentary lifestyle. Based on a literature review, we explore the health implications associated with a sedentary lifestyle and highlight the importance of finding innovative solutions to promote physical activity. Focusing on the potential of exergames, serious games and gamification, we investigate how these elements can be effectively integrated to motivate physical exercise. The context encompasses the rapidly evolving landscape of health-related games and applications, reflecting the growing awareness of the importance of physical and mental well-being. In this environment, the need for creative and engaging approaches capable of motivating users in a lasting way stands out. The central aim of the proposed project is to create an exergame that is effective in promoting healthy habits. This approach aims to transform the act of playing into an activity that not only captivates, but also contributes positively to the general well-being of participants. In order to develop a motivating and captivating experience, it was imperative to analyze the history of exergames, delving into the great existing successes to identify patterns and elements that have contributed to their effectiveness. This in-depth analysis of the evolution of exergames allowed us to extract valuable information, guiding the design of our project to incorporate established best practices. By understanding what has worked in past experiences, we seek not only to innovate, but also to build on the solid foundations that have contributed to the success of others. A conceptualization of the game is presented, offering an idea of the objective and planned features, followed by the design which includes its main features and visual components. The entire process of creating the game took into account the results of questionnaires, in order to create a game that met the expectations of the target audience. Next, we focus on the development process, looking at the development tools and methodologies used to manage the project. The tests and evaluation of the application based on user feedback are also described, confirming the effectiveness of FitAdventures in promoting physical activity and improvements in users’ health and well-being. Finally, conclusions and considerations about the work carried out are presented, highlighting the scientific and technological contributions of the project, as well as suggestions for future improvements and developments.

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Jogos sérios Exergames Motivação Saúde Atividade física Gamificação

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