Publication
Relatório de Estágio de Carolina dos Santos Ferreira
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres | |
dc.contributor.author | Ferreira, Carolina dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T10:33:44Z | |
dc.date.available | 2025-10-08T10:33:44Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente documento surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, Unidade Curricular pertencente ao plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este é um documento que se permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Permitiu experienciar a prática em ambos os contextos educativos, a qual se desenvolveu tendo por base o paradigma socioconstrutivista, privilegiando o papel ativo da criança no seu próprio processo de aprendizagem. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, mestranda descreveu, analisou e refletiu sobre as ações pedagógicas desenvolvidas em ambos os contextos com base nos conhecimentos desenvolvidos ao longo do ciclo de estudos a par de referentes teóricos, legais e documentos orientadores curriculares. Beneficiou-se a intencionalidade pedagógica, assegurando o alinhamento dos objetivos com as necessidades e interesses das crianças, integrando metodologias ativas e abordagens pedagógicas adequadas ao contexto. Simultaneamente, procurou-se desenvolver uma ligação próxima tanto com a comunidade educativa como com as famílias. A reflexão teve um papel bastante presente e fundamental neste percurso, que envolveu os vários agentes educativos, desde as crianças, as famílias, o par pedagógico, as docentes cooperantes e as supervisoras institucionais. Este trabalho mostrou-se essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. | por |
dc.description.abstract | This document appears within the Supervised Educational Practice, curricular unit which is part of the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. This is a document which allows a dual teacher profile professionalisation. lt made possible the practice experience in both educational contexts, which were developed based on a socioconstructivist paradigm, privileging the child active role in his own learning process. Based on Action-Research Methodology, this internship report intended to describe, analyse and reflect on the pedagogical actions developed in both contexts based on the knowledge expanded throughout the study cycle, along with theoretical and legal references and curriculum guidance documents. Pedagogical intent was benefited, ensuring alignment objectives with the children needs and interests, involving active methodologies e pedagogical approaches appropriate to the context. Simultaneously, the development of a close relationship with both the educational community and the families was pursued. Reflection was consistently present and played a fundamental role throughout this process, which involved various educational agents, including the children, the families, the pedagogical pair, the cooperation teachers and the institutional supervisors. This work proved to be essential for personal and professional development of the master's student. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30582 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | |
dc.subject | Metodologias ativas | |
dc.subject | Criança | |
dc.subject | Trabalho cooperativo | |
dc.subject | Supervised educational practice | |
dc.subject | Active methodologies | |
dc.subject | Child | |
dc.subject | Cooperative work | |
dc.title | Relatório de Estágio de Carolina dos Santos Ferreira | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |