Publication
A avaliação pedagógico-curricular no ensino primário: Uma revisão sistemática da literatura
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Fonseca, Dora | |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T14:47:43Z | |
dc.date.available | 2023-06-12T14:47:43Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O artigo corresponde a uma revisão sistemática da literatura, em que se procura analisar como se tem estudado a relação entre a educação primária e a avaliação pedagógico-curricular e quais são os principais resultados dessas investigações. Para a análise, consideraram-se 61 artigos com presença na Scopus e/ou na Web of Science. Enquanto principais resultados, destacam-se três ideias. A investigação privilegia trabalhos de natureza predominantemente técnica, através da validação de instrumentos. Existe uma certa desconsideração ontológica do ensino elementar, fazendo com que a investigação reforce lógicas de fragmentação curricular, deste contexto formativo. As políticas e práticas de investigação parecem não conseguir estabelecer um discurso contra-hegemónico que melhor permite analisar, problematizar e criticar as políticas educativas dominantes. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article presents a systematic review of the literature, which seeks to analyze how the relationship between primary education and pedagogical-curricular assessment has been studied and what are the main results of these investigations. For the analysis, we considered 61 articles in Scopus and/or Web of Science. As main results, three major findings stand out. The research privileges papers of a predominantly technical nature, through the validation of instruments. There is a certain ontological disregard of elementary education, which makes research reinforce curricular fragmentation logics of this formative context. The policies and practices of research seem to fail to establish a counter-hegemonic discourse that better allows us to analyze, problematize and criticize the dominant educational policies. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, P., & Fonseca, D. (2023). Pedagogical-curricular assessment in primary education: A systematic review of the literature. Education Policy Analysis Archives, 31. https://doi.org/10.14507/epaa.31.7875 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14507/epaa.31.7875 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/23139 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Avaliação pedagógico-curricular | pt_PT |
dc.subject | Ensino primário | pt_PT |
dc.subject | Políticas educativas | pt_PT |
dc.title | A avaliação pedagógico-curricular no ensino primário: Uma revisão sistemática da literatura | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 39 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Education Policy Analysis Archives | pt_PT |
oaire.citation.volume | 31 | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |