Repository logo
 
Publication

A avaliação pedagógico-curricular no ensino primário: Uma revisão sistemática da literatura

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorFonseca, Dora
dc.date.accessioned2023-06-12T14:47:43Z
dc.date.available2023-06-12T14:47:43Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO artigo corresponde a uma revisão sistemática da literatura, em que se procura analisar como se tem estudado a relação entre a educação primária e a avaliação pedagógico-curricular e quais são os principais resultados dessas investigações. Para a análise, consideraram-se 61 artigos com presença na Scopus e/ou na Web of Science. Enquanto principais resultados, destacam-se três ideias. A investigação privilegia trabalhos de natureza predominantemente técnica, através da validação de instrumentos. Existe uma certa desconsideração ontológica do ensino elementar, fazendo com que a investigação reforce lógicas de fragmentação curricular, deste contexto formativo. As políticas e práticas de investigação parecem não conseguir estabelecer um discurso contra-hegemónico que melhor permite analisar, problematizar e criticar as políticas educativas dominantes.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a systematic review of the literature, which seeks to analyze how the relationship between primary education and pedagogical-curricular assessment has been studied and what are the main results of these investigations. For the analysis, we considered 61 articles in Scopus and/or Web of Science. As main results, three major findings stand out. The research privileges papers of a predominantly technical nature, through the validation of instruments. There is a certain ontological disregard of elementary education, which makes research reinforce curricular fragmentation logics of this formative context. The policies and practices of research seem to fail to establish a counter-hegemonic discourse that better allows us to analyze, problematize and criticize the dominant educational policies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P., & Fonseca, D. (2023). Pedagogical-curricular assessment in primary education: A systematic review of the literature. Education Policy Analysis Archives, 31. https://doi.org/10.14507/epaa.31.7875pt_PT
dc.identifier.doi10.14507/epaa.31.7875pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23139
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAvaliação pedagógico-curricularpt_PT
dc.subjectEnsino primáriopt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.titleA avaliação pedagógico-curricular no ensino primário: Uma revisão sistemática da literaturapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage39pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEducation Policy Analysis Archivespt_PT
oaire.citation.volume31pt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2023_18.pdf.pdf
Size:
618.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: