Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JulianaSilva_2014.pdf1.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Projeto de investigação aqui apresentado pretendeu conhecer e compreender quais as funções de coordenação pedagógica na gestão dos processos educativos no contexto onde a investigadora desenvolve a sua prática pedagógica, com vista à sua transformação. Tendo verificado uma realidade onde prevalecia o conformismo profissional e ausência de estratégias promotoras de desenvolvimento das pessoas e do contexto, a investigadora procurou promover oportunidades para iniciar o processo de transformação desta realidade observada. Esta tomada de consciência levou a definir objetivos que nortearam o estudo, estando relacionados com a transformação da realidade que se pretendeu refletir, investigar e transformar. Pretendeu-se, essencialmente, caracterizar perceções sobre a coordenação dos processos pedagógicos, identificar necessidades de transformação, conceber e desenvolver estratégias de promoção de uma cultura reflexiva e identificar as potencialidades dessas estratégias na transformação de conceções e de práticas pedagógicas. Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa envolveu a equipa pedagógica num plano de formação em que a metodologia seguiu estratégias reflexivas próprias da investigação ação configurando um estudo de caso. Assim, a investigadora recolheu os dados obtidos através de questionários às educadoras de infância, registos de observação e atas das reuniões pedagógicas e analisou-os, exercendo uma função de observadora participante. Através da triangulação de resultados e considerações finais foi possível destacar a importância do desenvolvimento da capacidade de refletir em equipa, possibilitando oportunidades a todos as envolvidas de se formarem e de enriquecerem as suas práticas supervisivas, de caráter pessoal e coletivo, sobre a ação pedagógica
The purpose of this research project is to understand and transform the function of the pedagogic coordination in the management of educational processes where the researcher currently practices her pedagogic activity. Having witnessed professional conformism and the lack of strategies that promote people and context, the researcher sought to develop new opportunities to start the transformation process. This awareness led to defined objectives that guided the study and were related to the environment that we wished to debate, investigate and transform. Essentially we aimed to define perceptions about the coordination of pedagogic processes, identify the need for transformation, develop strategies for promoting a culture of reflection and identify the potential of these strategies in transforming pedagogic concepts and practices. This qualitative and interpretative research involved the pedagogic team in a plan where the methodology followed reflexive strategies suited to research featuring a case study. Therefore, we gathered data through surveys given to the kindergarten teachers, records of observation and pedagogic meeting minutes. The researcher was a participating observer. Through result triangulation and final considerations, it was possible to highlight the importance of developing the ability to think as a team, enabling all involved to develop and enrich their supervising techniques, both personal and collective, upon the pedagogic practice

Description

Keywords

Supervisão Coordenação pedagógica Colaboração Reflexão Transformação Supervision Pedagogic coordination Cooperation Reflection Transformation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License