Publication
Relatório de estágio de qualificação profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso | |
dc.contributor.advisor | Esteves, Susana | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Sandra Patrícia Gomes | |
dc.date.accessioned | 2017-01-03T16:25:13Z | |
dc.date.available | 2017-01-03T16:25:13Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e com o objetivo de comunicar o processo de desenvolvimento e construção de competências profissionais. Auxiliando-se em diversas perspetivas pedagógicas este relatório surge como meio de comunicação das práticas levadas a cabo pela estagiária ao longo deste ano de formação, sendo um lugar de partilha de experiências e competências desenvolvidas pela estagiária refletindo sobre a sua importância no seu desenvolvimento profissional. É fundamental referir a importância das várias estratégias formativas da mestranda, nomeadamente a investigação-ação e de todos os processos a ela inerentes, mas também a prática supervisionada, as reuniões de supervisão e as reuniões com a educadora cooperante, permitindo, assim, uma prática reflexiva e investigativa sustentada na reflexão e na problematização da ação Por fim é de realçar a importância de que as atividades e projetos sejam sempre fundamentadas, intencionais e articuladas tendo sempre em conta os interesses e necessidades das crianças, de forma a favorecer aprendizagens significativas no grupo de crianças. Tendo em conta o processo de evolução da estagiária no decorrer desta formação e articulando-os com os objetivos propostos pela UC e as dimensões contempladas no perfil de desempenho do educador de infância, a estagiária fortificou as suas competências profissionais de forma reflexiva e sustentada iniciando assim o processo de desenvolvimento profissional que é contínuo e ao longo da vida. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present report was made through the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated on the Master’s Degree of Preschool Education, aiming to communicate the development process and construction of professional skills. This work is supported by different pedagogical perspectives, emerging as a manner to communicate the practices carried out by the intern over the time of academic training, being also a way to share the experiences and skills developed by the intern, with a reflection about their impact on the professional development. Therefore, it’s relevant to refer the different formative strategies used by the student, like the action of investigation and all the processes inherent to it, and also de supervised practice and reunions with the cooperative educator, allowing a reflexive practice and an investigation based on reflection and questioning of action. Also, seems relevant to highlight the importance of the well grounded, deliberated and articulates activities and projects, always taking into account the interests and necessities of the children, in order to favor a significant learning in the group of children. Accounting the processes of evolution of the intern over the academic training and linking it to the objectives proposed by the curricular unit and the dimensions included on the educator’s performance, the intern increased her professional skills in a reflexive and supported manner, initiating the process of professional development which is lifelong continued. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201522446 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9092 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Desenvolvimento de competências profissionais | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Development of professional skills | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.subject | Child | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio de qualificação profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |