Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorEsteves, Susana
dc.contributor.authorRibeiro, Sandra Patrícia Gomes
dc.date.accessioned2017-01-03T16:25:13Z
dc.date.available2017-01-03T16:25:13Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e com o objetivo de comunicar o processo de desenvolvimento e construção de competências profissionais. Auxiliando-se em diversas perspetivas pedagógicas este relatório surge como meio de comunicação das práticas levadas a cabo pela estagiária ao longo deste ano de formação, sendo um lugar de partilha de experiências e competências desenvolvidas pela estagiária refletindo sobre a sua importância no seu desenvolvimento profissional. É fundamental referir a importância das várias estratégias formativas da mestranda, nomeadamente a investigação-ação e de todos os processos a ela inerentes, mas também a prática supervisionada, as reuniões de supervisão e as reuniões com a educadora cooperante, permitindo, assim, uma prática reflexiva e investigativa sustentada na reflexão e na problematização da ação Por fim é de realçar a importância de que as atividades e projetos sejam sempre fundamentadas, intencionais e articuladas tendo sempre em conta os interesses e necessidades das crianças, de forma a favorecer aprendizagens significativas no grupo de crianças. Tendo em conta o processo de evolução da estagiária no decorrer desta formação e articulando-os com os objetivos propostos pela UC e as dimensões contempladas no perfil de desempenho do educador de infância, a estagiária fortificou as suas competências profissionais de forma reflexiva e sustentada iniciando assim o processo de desenvolvimento profissional que é contínuo e ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractThe present report was made through the curricular unit of Supervised Teaching Practice, integrated on the Master’s Degree of Preschool Education, aiming to communicate the development process and construction of professional skills. This work is supported by different pedagogical perspectives, emerging as a manner to communicate the practices carried out by the intern over the time of academic training, being also a way to share the experiences and skills developed by the intern, with a reflection about their impact on the professional development. Therefore, it’s relevant to refer the different formative strategies used by the student, like the action of investigation and all the processes inherent to it, and also de supervised practice and reunions with the cooperative educator, allowing a reflexive practice and an investigation based on reflection and questioning of action. Also, seems relevant to highlight the importance of the well grounded, deliberated and articulates activities and projects, always taking into account the interests and necessities of the children, in order to favor a significant learning in the group of children. Accounting the processes of evolution of the intern over the academic training and linking it to the objectives proposed by the curricular unit and the dimensions included on the educator’s performance, the intern increased her professional skills in a reflexive and supported manner, initiating the process of professional development which is lifelong continued.pt_PT
dc.identifier.tid201522446
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9092
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDesenvolvimento de competências profissionaispt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectDevelopment of professional skillspt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.titleRelatório de estágio de qualificação profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Sandra Ribeiro_2015.pdf
Size:
2.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: