Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O estudo autónomo na disciplina de Formação Musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Carina Ferreira_2019.pdf5.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório pretende ser um documento reflexivo das experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música, Ramo de Formação Musical. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro traça a história do Ensino Especializado da Música, da disciplina de Formação Musical e apresenta também a Instituição parceira deste estágio, o Conservatório de Música de Paredes. O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada acerca da Prática Educativa, baseada na experiência vivida nos últimos meses, desde a observação à lecionação, passando pela planificação e supervisão, realizadas nas turmas onde decorreu o estágio. No último capítulo é apresentado o Projeto de Investigação sobre a autonomia dos alunos perante o estudo da Formação Musical: qual o empenho para a disciplina, se existem estratégias para superar dificuldades, quão útil e interessante a consideram e qual a regularidade do estudo, fazendo uma analogia ao estudo de Instrumento, onde se verificou a presença de um maior estímulo, do que pela Formação Musical. Foi possível obter estas informações através de questionários, onde se percebeu que o estudo autonomamente realizado pelos alunos não é, na sua maioria, o suficiente para atingir os resultados ideais. Verificou-se que ainda há muito a fazer a este nível, pois a percentagem de alunos considerados autónomos não foi elevada. A maioria dos alunos não dá muita atenção ao estudo de Formação Musical, afetando a sua autonomia, a sua motivação e, consequentemente, os resultados esperados.
This report intends to be a critical reflection on the experiments that were carried out within the Supervised Teaching Practice of the It is divided into three chapters: the first sketches the history of the Specialized Teaching of Music, of the subject of Music Formation and it also presents the partner institution of this traineeship, the Music Conservatory of Paredes. The second chapter focuses on a reflection on Teaching Practice based on the experience lived during the last months with the corresponding to classroom observation, teaching, lesson planning and supervision. The last chapter puts forward the Research Project on context of learning Music Formation, setting several issues: how useful and interesting they consider this subject, how strong it is their effort towards it, how regular their study is and whether there are any strategies to overcome learning difficulties, making a comparison with Instrument Learning, which students find more stimulating. All this information was gathered through the application of surveys and made it possible to understand that the self-study carried out by most students is not enough to reach the ideal results. We realize there is still a lot to be done in this area because the number of students considered autonomous was not high. The majority of the students does not show much commitment with the study of Music Formation and this affects their autonomy,their motivation and, consequently, the expected results.

Description

Keywords

Formação musical Prática de ensino supervisionada Estudo autónomo Music formation Supervised teaching practice Autonomous study

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License