Repository logo
 
Publication

Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla Patrícia da Silva
dc.contributor.authorMagalhães, Tânia Patrícia Pereira
dc.date.accessioned2016-12-14T11:46:20Z
dc.date.available2016-12-14T11:46:20Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Nas páginas deste relatório é demonstrado um pouco do percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, onde a prática e teoria se unem de uma forma reflexiva, conduzindo ao desenvolvimento de uma prática educativa consistente e fundamentada, sempre com o cunho pessoal da mestranda. Uma viagem retrospetiva pelos momentos de aprendizagem, na qual é possível verificar que, para ser um bom professor, deve ser-se indagador da própria prática, investindo na qualidade da mesma, não permitindo a sua estagnação perante o progresso constante do mundo atual. Paralelamente, verifica-se a complexidade inerente a uma formação docente generalista, sendo que, por um lado, esta permite uma visão holística da profissão, dotando a formanda de um maior leque de competências e, por outro lado, este tipo de formação acarreta responsabilidades acrescidas, devido ao seu carácter mais abrangente. O sentimento de crescimento, quer pessoal quer profissional, fica, então, explanado ao longo deste documento, cuja construção permitiu aprender e refletir novamente sobre esta evolução.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is as part of the curricular unity of Curricular Integration: Educational Practice and Training Report and represents the culmination of a long journey of training, that having begun with a degree in Basic Education, ends now with the completion of this Master’s degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The pages of this report reflect the formative process developed over the last year of this cycle of studies, where theory and practice come together in a reflexive way, leading to the development of a consistent and reasoned educational pratice, always anchored in a personal perspective. A retrospective journey through the learning process, in which is possible to verify that, to be a good teacher, one not only must question the pratice but also invest on its quality preventing its stagnation before the steady progress in the world today. At the same time, there is the inherent complexity of a generalist teacher education as, on the one hand, this allows a holistic view of the profession, providing the trainee to a wider range of skills and, on the other hand, due to its more comprehensive nature, this type of training entails added responsibilities. The feeling of personal and professional growth is then explained throughout this document because, the construction of which allowed to learn and reflect once more.pt_PT
dc.identifier.tid201404818
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8799
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectCrescimento profissional e pessoalpt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectTeacher developmentpt_PT
dc.subjectProfessional and personal growthpt_PT
dc.titleSer professora: ensinar a aprender, aprender ensinandopt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Tânia Magalhães_2015.pdf
Size:
7.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: