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Storytelling aumentado através da Língua Gestual Portuguesa: caminhos para uma narrativização eficaz da prática de ensino de inglês do 1° Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Alexandra Sousa
dc.date.accessioned2025-12-04T12:38:30Z
dc.date.available2025-12-04T12:38:30Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO estudo analisa o potencial do storytelling, da narrativização e da língua gestual portuguesa (LGP) como ferramentas pedagógicas para apoiar a aprendizagem do inglês como língua estrangeira no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito de uma experiência de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Explora, ainda, de que forma estas estratégias podem contribuir para uma aprendizagem mais inclusiva, equitativa e significativa, potenciando o envolvimento dos alunos e a valorização da diversidade linguística e cultural. O storytelling, a arte de contar histórias, é uma prática consolidada no ensino de línguas reconhecida pela sua capacidade de cativar as crianças, estimular a sua imaginação e facilitar a assimilação de novo vocabulário e estruturas frásicas. Por sua vez, a narrativização, embora promissora, é ainda pouco explorada no contexto educativo. Esta prática transforma a própria aula numa narrativa coesa, com início, meio e fim, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem envolvente e motivadora. Para enriquecer esta abordagem holística, a LGP surge como um elemento inovador e inclusivo, potenciando a aprendizagem da língua inglesa através do gesto, da visualidade e da multimodalidade. A investigação seguiu uma metodologia integrando análise qualitativa e quantitativa, com contornos de investigação-ação. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a) diários de bordo; b) análise das planificações; c) exit tickets aplicados no final das aulas; d) questionário final aos alunos. Os resultados revelam que os alunos demonstraram uma forte ligação emocional à mascote e ao storytelling, valorizando o carácter lúdico e motivador das aulas. A LGP foi percecionada como um recurso inovador, que facilitou a aprendizagem do vocabulário e promoveu a inclusão, mesmo entre alunos sem conhecimento prévio desta língua. Observou-se um aumento na motivação, na participação dos alunos e na retenção de vocabulário, evidenciando o impacto positivo destas práticas pedagógicas criativas e inclusivas na aprendizagem do inglês.por
dc.description.abstractThe study analyses the potential of storytelling, narrativisation (or narrative approach), and Portuguese Sign Language (LGP) as pedagogical tools to support the learning of English as a Foreign Language in the 1st Cycle of Basic Education (Primary Education). This is framed within a Supervised Teaching Practice (STP) experience. Furthermore, it explores how these strategies can contribute to a more inclusive, equitable, and meaningful learning process, fostering student engagement and the valuation of linguistic and cultural diversity. Storytelling, the art of telling stories, is a consolidated practice in language teaching, recognised for its capacity to captivate children, stimulate their imagination, and facilitate the assimilation of new vocabulary and sentence structures.Narrativisation, on the other hand, although promising, is still little explored within the educational context. This practice transforms the lesson itself into a cohesive narrative, with a beginning, middle, and end, providing students with an engaging and motivating learning experience. To enrich this holistic approach, Portuguese Sign Language (LGP) emerges as an innovative and inclusive element, enhancing English language learning through gesture, visuality, and multimodality. The research followed a methodology integrating qualitative and quantitative analysis, with features of action research. The instruments used for data collection were research diaries (or logbooks), the analysis of the lesson plans, exit tickets applied at the end of the lessons, and a final questionnaire for the students. The results reveal that the pupils demonstrated a strong emotional connection to the mascot and to storytelling, valuing the playful and motivating nature of the lessons. LGP was perceived as an innovative resource that facilitated vocabulary learning and promoted inclusion, even among pupils with no prior knowledge of the language. An increase in motivation, pupil participation, and vocabulary retention was observed, evidencing the positive impact of these creative and inclusive pedagogical practices on English learning.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/31102
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectStorytelling
dc.subjectNarrativização
dc.subjectLíngua gestual portuguesa (LGP)
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.subjectInglês como língua estrangeira
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectNarrativisation
dc.subjectPortuguese sign language (LGP)
dc.subjectPrimary Education
dc.subjectEnglish as a foreign language
dc.titleStorytelling aumentado através da Língua Gestual Portuguesa: caminhos para uma narrativização eficaz da prática de ensino de inglês do 1° Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

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