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Estratégias das empresas de trabalho temporário em contexto de crise atual

dc.contributor.advisorSilva, Eduardo Manuel Lopes de Sá e
dc.contributor.advisorPereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade
dc.contributor.authorSoares, Vânia Isabel Rocha
dc.date.accessioned2015-07-03T13:00:21Z
dc.date.available2015-07-03T13:00:21Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientada por Professor Doutor Eduardo Manuel Lopes Sá e Silva Coorientada pelo Mestre Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade Pereira Esta dissertação inclui as críticas e sugestões feitas pelo Júri.por
dc.description.abstractNo contexto atual de crise económica e financeira da economia portuguesa e internacional, marcado por grandes dificuldades, sentidas de uma forma geral por todas as organizações, surge por parte das empresas uma maior reflexão sobre o planeamento estratégico empresarial. Assim, este estudo tem por objetivo principal determinar até que ponto as estratégias das empresas de trabalho temporário foram alteradas no contexto de crise atual; identificar e caracterizar as estratégias adotadas pelas empresas de trabalho temporário; comparar as estratégias adotadas pelas empresas de trabalho temporário entre si; determinar o impacto da entrada de potenciais concorrentes e visualizar a capacidade de os clientes influenciarem as políticas comerciais das empresas de trabalho temporário. Para a recolha de dados, optou-se por uma metodologia quantitativa em que o instrumento utilizado foi o questionário no qual, foi submetido a cento e trinta empresas em que se obteve uma taxa de respostas de 17.69%. Os resultados encontrados evidenciam que as estratégicas adotadas pelas empresas de trabalho temporário são, a estratégia de estabilidade (70%), estratégia de diferenciação (65%), estratégia de crescimento (57%), estratégia de liderança em custos (43%), estratégia de redução de despesas (39%), estratégia de foco (35%) estratégia de concentração (9%), estratégias combinadas (9%) e por último estratégias híbridas (4%). Após as empresas definirem qual a estratégia que melhor permite alcançar os objetivos por si definidos, torna-se muito importante a definição de um modelo de apoio. Neste contexto, através do questionário apresentado às empresas, verifica-se que o modelo de apoio mais utilizado por 39% das empresas em questão é a análise swot. Por fim, com o objetivo de enquadrar o estudo realizado com o tema da investigação, em resposta ao principal objetivo, verifica-se que para 80% das empresas inquiridas o contexto atual de crise económica teve muita influência para a estratégia por si adotada.por
dc.identifier.tid201634953
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6394
dc.language.isoporpor
dc.subjectTipologias estratégicaspor
dc.subjectEmpresas trabalho temporáriopor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectCrise atualpor
dc.titleEstratégias das empresas de trabalho temporário em contexto de crise atualpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações - Ramo Gestão de Empresaspor

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Dissertação de Mestrado
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