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TendĂȘncias de recompensas em empresas portuguesas

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Dora
dc.contributor.authorSoares, CĂĄtia Solange da Rocha
dc.date.accessioned2016-03-23T11:06:13Z
dc.date.available2016-03-23T11:06:13Z
dc.date.issued2016-02-11
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo central conhecer os sistemas de recompensas em empresas portuguesas. Primeiramente Ă© realizada uma abordagem aos conceitos subjacentes ao sistema de recompensas e, simultaneamente Ă© exposta teoria sobre o tipo de recompensas mais utilizadas e como estas diferem consoante o cargo/função. Foi aplicado um inquĂ©rito por questionĂĄrio a uma amostra de 144 empresas localizadas por todo o paĂ­s. Foram testadas hipĂłteses de estudo capazes de permitir caraterizar o sistema de recompensas desenvolvido nas empresas em estudo. Os resultados do estudo permitem concluir que: 1) os sistemas de recompensas baseados na antiguidade estĂŁo atualmente em desuso, ao contrĂĄrio dos sistemas de recompensas baseados na função/cargo, no desempenho e nas competĂȘncias; 2) o principal objetivo do sistema de recompensas das empresas do estudo Ă© a motivação dos colaboradores; 3) a conjugação das recompensas monetĂĄrias e nĂŁo monetĂĄrias sĂŁo as mais valorizadas pelas empresas; 4) predomina a compensação variĂĄvel nos sistemas de recompensas das empresas bem como os incentivos mistos (individuais e de grupo); 5) predominam os incentivos de curto-prazo no sistema de recompensas; 6) o bĂłnus anual Ă© o incentivo mais utilizado; 7) os benefĂ­cios e alguns dos incentivos tendem a ser maiores Ă  medida que se sobe na hierarquia funcional da empresa; 8) o benefĂ­cio predominante Ă© a atribuição de telemĂłvel e o seguro de saĂșde; 9) as formas de reconhecimento mais comuns sĂŁo os prĂ©mios de desempenho, o feedback contĂ­nuo, as promoçÔes e as placas comemorativas; 10) a maioria dos inquiridos acredita que as oportunidades de desenvolvimento de carreira Ă© uma importante medida para a retenção dos colaboradores; 11) as oportunidades de desenvolvimento sĂŁo mais utilizadas pelas empresas de maior dimensĂŁo e; 12) os benefĂ­cios sociais sĂŁo considerados a componente mais importante para garantir a retenção dos colaboradores. Com base nestes resultados, na parte final da dissertação sĂŁo apresentadas algumas implicaçÔes teĂłricas e prĂĄticas, algumas limitaçÔes do estudo, bem como pistas para investigaçÔes futuras.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to know the reward systems in Portuguese companies. First we present an approach of the concepts underlying the system of rewards and simultaneously we expose the theory related to the most common type of rewards and how these differ depending on the position / function. A questionnaire was applied to a sample of 144 companies located throughout the country. Study hypotheses were tested in order to allow the characterization of the reward system developed in the companies under study. The results shows that: 1) the rewards based on seniority systems are currently in disuse, unlike rewards systems based on job / position, performance and skills; 2) the main purpose of the studies companies’ reward system is the motivation; 3) a combination of monetary and non-monetary rewards are the most valued by companies; 4) there is a predominance of variable compensation in reward systems of the companies as well as mixed incentives (individual and group); 5) there is a predominance of the short-term incentives in the reward system; 6) the annual bonus is the most common incentive; 7) the benefits and some incentives tend to be higher as one moves up in the functional hierarchy of the company; 8) the predominant benefit is the assignment of mobile phone and health insurance; 9) the most common recognition are performance bonuses, continuous feedback, promotions and commemorative plaques; 10) the majority of respondents believe that career development opportunities is an important measure for employee retention; 11) the development opportunities are mostly used by larger companies; and 12) the social benefits are considered the most important component to ensure the retention of employees. Based on these results in the final part of the dissertation we present some theoretical and practical implications, limitations of the study and clues for further investigation.pt_PT
dc.identifier.tid201086760pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7948
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSistemas de recompensaspt_PT
dc.subjectRecompensas extrĂ­nsecaspt_PT
dc.subjectRecompensas intrĂ­nsecaspt_PT
dc.subjectHierarquia funcionalpt_PT
dc.subjectRetençãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectReward systemspt_PT
dc.subjectExtrinsic rewardspt_PT
dc.subjectIntrinsic rewardspt_PT
dc.subjectFunctional hierarchypt_PT
dc.subjectRetentionpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.titleTendĂȘncias de recompensas em empresas portuguesaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3133pt_PT
thesis.degree.nameMestrado em GestĂŁo e Desenvolvimento de Recursos Humanospt_PT

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