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Os futuros professores e a investigação-ação: das práticas às conceções
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T11:54:23Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T11:54:23Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | A formação inicial de professores e educadores é um complexo processo de aprendizagem de saberes específicos da profissão, assim como de construção da identidade dos futuros docentes. Aqui enquadram-se dinâmicas de supervisão, de essencialidade notória, porquanto possibilitam a interação dos estudantes com os contextos educativos, o diálogo com outros profissionais já em atuação e, ainda, a aproximação aos processos de investigação. Com o presente trabalho pretendeu-se, como objetivo geral, analisar as conceções construídas pelos mestrandos (futuros professores) sobre a investigação-ação e interpretar a forma como a concretizaram, em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A pesquisa estruturou-se como um estudo de caso múltiplo (incluindo 3 universidades portuguesas), tendo sido considerados aleatoriamente 15 relatórios de estágio, entregues entre os anos de 2013 e 2019, produzidos por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como principais resultados podem destacar-se três elementos complementares. Em primeiro, percebeu-se a efetiva presença de dinâmicas de investigação-ação no âmbito da formação inicial de professores e, como tal, na vivência formativa dos futuros docentes. Todavia, os relatos redigidos a partir da experiência supervisiva daqueles estudantes ilustram a dificuldade de se percecionarem como agentes (potencialmente) construtores de conhecimento. Por fim, pode referir-se que os processos de investigação-ação levados a cabo são marcados por uma certa individualidade (ou isolamento) dos investigadores e, além disso, por uma rudimentar ação analítica e crítica (por vezes, quase substituída pela mera descrição das tarefas pedagógicas realizadas). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, P., & Moreira, A. I. (2021). Os futuros professores e a investigação-ação: das práticas às conceções. Indagatio Didactica, 13(4), 145-160. doi:10.34624/id.v13i4.26293 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34624/id.v13i4.26293 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22696 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/26293 | pt_PT |
dc.title | Os futuros professores e a investigação-ação: das práticas às conceções | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 160 | pt_PT |
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oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
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person.familyName | Moreira | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
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person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
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