Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Andreia_Paiva_2021.pdf757.96 KBAdobe PDF Download
license.txt1.74 KBLicense Download

Abstract(s)

Face às constantes mudanças da sociedade, ao acesso a um rol de informações através dos mais variados meios, sobretudo, dos digitais, torna-se perentório observar de que forma a escola ainda consegue motivar os alunos, responder às suas necessidades e interesses, tendo como objetivo primordial a capacidade de inovar e como preocupação generalizada o sucesso educativo. Mediante certa crise do ensino tradicional quem se responsabiliza por tentar melhorar e otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e promover a mudança de visão sobre a educação? Surge, então, no âmbito deste projeto de investigação, a pergunta de partida “Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?”. Assim, o presente projeto pretende através da revisão de autores sobre esta temática e de um estudo de caso de uma escola, tentar perceber quais as implicações de uma liderança sobre a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e a integração de projetos inovadores capazes de beneficiar positivamente os alunos e, consequentemente, contribuir para o seu sucesso escolar. De uma forma global, verificou-se que a escola em estudo possui um corpo de docentes motivado para o desenvolvimento de práticas e projetos inovadores, entusiasmo esse dividido com a liderança de topo que, de acordo, com os dados obtidos no estudo empírico, empenha-se em criar um ambiente proporcionador de metodologias pedagógico-curriculares diferentes e inovadoras, impulsionando distintos projetos - quer através de iniciativa própria, quer através da implicação e apoio dado em projetos apresentados por terceiros, quer através da criação e disponibilização de condições estruturais, humanas e financeiras que ajudem o desenvolvimento desses mesmos projetos. Em consequência dos resultados obtidos, foi criado um plano de ação assente em três eixos: um ligado à formação (contínua) de professores, outro à estrutura organizacional e, por último, um relacionado com a promoção da participação de outros agentes educativos no(s) processo(s) de inovação pedagógica
Given the constant changes in society, the access to a wide range of information through the most varied means, especially the digital ones, it becomes perennial to observe how the school still manages to motivate students, to respond to their needs and interests, having as its primary objective the ability to innovate and as a general concern the educational success. In a certain crisis of traditional teaching, who is responsible for trying to improve and optimize the teaching and learning process and to promote a change of vision on education? Therefore, the starting question for this research project is "How can school leaders influence pedagogical innovation in the teaching and learning process? Thus, this project intends through a review of authors on this topic and a case study of a school, to try to understand the implications of leadership on the promotion of innovative teaching practices and the integration of innovative projects capable of positively benefiting students and, consequently, contributing to their academic success. Overall, it was found that the school under study has a body of teachers motivated for the development of innovative practices and projects, this enthusiasm is shared with the top leadership which, according to the data obtained in the empirical study, strives to create an environment that provides different and innovative pedagogical-curricular methodologies, driving different projects - either through its own initiative, or through the involvement and support given in projects presented by others, or through the creation and provision of structural, human and financial conditions that help the development of these projects. As a result of the results obtained, an action plan was created based on three axes: one linked to the (continuous) training of teachers, another to the organizational structure and, finally, one related to promoting the participation of other educational agents in the process(es) of pedagogical innovation

Description

Keywords

Inovação Inovação pedagógica Lideranças Innovation Pedagogical innovation Leadership

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License