Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Maria Santos_2023.pdf905.89 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surgiu inserido na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e pretende abordar e refletir o processo e as principais aprendizagens desenvolvidas durante os dois estágios curriculares. O primeiro capítulo aborda os referentes legais e teóricos utilizados durante todo o seu processo e desenvolvimento da ação pedagógica. O segundo capítulo faz uma descrição dos contextos onde foram realizados os dois estágios e a metodologia de investigação utilizada durante os mesmos. O estágio em creche foi realizado numa sala com crianças de dois anos e na educação pré-escolar (EPE) numa sala heterogénea, com crianças entre os três e os cinco anos. O terceiro capítulo relata e reflete as atividades e as aprendizagens desenvolvidas pela mestranda, ao longos dos dois estágios. As propostas abordadas são o Jogo Heurístico e um projeto, ambos realizados na valência da creche e a metodologia de Trabalho de Projeto (TP), utilizada na valência da EPE. Relativamente às aprendizagens, durante o relatório a estagiária refletiu exaustivamente sobre as aprendizagens desenvolvidas acerca dos processos de observação, planificação e reflexão, a interação adulto-criança e a importância da interação do contacto com a comunidade e com os espaços exteriores. Todas as propostas desenvolvidas nos dois estágios curriculares foram antecedidas de processos de observação, planificação e reflexão, para que se adequassem às características, necessidades e preferências dos grupos. O processo foi sistematicamente observado e refletido, permitindo compreender assim, quais os benefícios dos mesmos para o grupo e para cada criança, de modo a melhorar a prática.
This Internship Report was inserted in the curricular unit Supervised Educational Practice in Pre-School Education and intends to approach and reflect the process and the main learning developed during the two curricular internships. The first chapter addresses the legal and theoretical references used throughout its process and development of the pedagogical action. The second chapter describes the contexts where the two internships were carried out and the research methodology used during them. The internship in a day-care was carried out in a room with two-year-old children and in pre-school education in a heterogeneous room, with children between three and five years old. The third chapter reports and reflects the activities and learning developed by the master's student, throughout the two internships. The proposals addressed are the Heuristic Game and a project, both carried out in the nursery and the Project Work methodology, used in the EPE valence. With regard to learning, during the report the intern reflected exhaustively on the learning developed about the processes of observation, planning and reflection, adult-child interaction and the importance of interacting with the community and with outdoor spaces. All proposals developed in the two curricular internships were preceded by processes of observation, planning and reflection, so that they could adapt to the characteristics, needs and preferences of the groups. The process was systematically observed and reflected on, thus allowing us to understand the benefits for the group and for each child, in order to improve practice.

Description

Keywords

Educação de infância Interações Observação Reflexão Creche Childhood Education Interaction Observation Reflection Day care

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License