Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Catarina Sofia Fernandes Gilvaz

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Dias Pedroso
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.advisorSilva, Helena Margarida Ferreira da
dc.contributor.authorGilvaz, Catarina Sofia Fernandes
dc.date.accessioned2023-11-16T10:55:39Z
dc.date.available2023-11-16T10:55:39Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem como objetivo principal apresentar o percurso formativo da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mediante esta experiência, foi possível adquirir aprendizagens significativas, no que diz respeito à construção da identidade docente e ao desenvolvimento de competências profissionais. É de realçar que a articulação entre os referenciais teóricos e legais foi fundamental para uma prática educativa de qualidade, inclusiva e equitativa. Com uma postura observadora, atenta, investigativa e indagadora, aliada à integração entre teoria e prática, promoveu-se uma educação centrada na aprendizagem da criança, valorizando-se a autonomia, a flexibilidade, a cooperação e a participação democrática. Uma postura ética ocupou um lugar central nesse processo, levando em consideração a responsabilidade e o respeito pelos direitos e dignidade de todas as crianças. A metodologia de Investigação-Ação, utilizada colaborativamente, foi fundamental na construção da identidade profissional e na inovação das práticas educativas. Através desse processo reflexivo, foi possível questionar e reformular constantemente as formas de pensar e agir. De facto, foi evidente a necessidade de uma postura reflexiva, crítica e aberta à mudança, bem como a importância de uma relação deontológica e de confiança com as famílias, que desempenham um papel fundamental na educação das crianças. Destaca-se também a importância do trabalho colaborativo e cooperativo entre os diversos intervenientes no processo educativo. De facto, essa colaboração, aliada à Metodologia de Trabalho por Projeto, possibilitou o enriquecimento das práticas educativas e fomentou o crescimento pessoal e profissional da futura Educadora de Infância e Professora do 1.º CEB.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report aims to present the educational journey of the master's student during the Supervised Educational Practice in the contexts of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education. Through this experience, significant learning was acquired concerning the construction of the teaching identity and the development of professional skills. It's worth noting that the alignment between theoretical and legal references was crucial for a quality, inclusive, and equitable educational practice. With an observant, attentive, investigative, and inquisitive stance, coupled with the integration of theory and practice, education centered on child learning was promoted, valuing autonomy, flexibility, cooperation, and democratic participation. An ethical posture held a central position in this process, taking into consideration the responsibility and respect for the rights and dignity of all children. The collaborative use of Research- Action Methodology was instrumental in constructing professional identity and innovating educational practices. Through this reflective process, there was a constant questioning and reformulation of ways of thinking and acting. Indeed, the need for a reflective, critical, and open-to-change approach was evident, as well as the importance of an ethical and trusting relationship with families, who play a fundamental role in children's education. The significance of collaborative and cooperative work among the various stakeholders in the educational process is also highlighted. In fact, this collaboration, combined with the Project Work Methodology, enabled the enrichment of educational practices and fostered the personal and professional growth of the future Preschool Educator and 1st Cycle Teacher.pt_PT
dc.identifier.tid203394585
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23924
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectEnvolvimento das famíliaspt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho por projetopt_PT
dc.subjectTeaching identitypt_PT
dc.subjectResearch-action methodologypt_PT
dc.subjectFamily involvementpt_PT
dc.subjectProject work methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Catarina Sofia Fernandes Gilvazpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Catarina Gilvaz_2023.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: