Repository logo
 
Publication

Autores da nossa própria história

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Ivaneide
dc.contributor.authorVieira, Isabel Margarida Simões Guedes
dc.date.accessioned2015-11-13T14:22:42Z
dc.date.available2015-11-13T14:22:42Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractAcreditando numa educação social que se quer muito mais do que uma socialização correta e numa educação de adultos que se quer muito mais do que um ajustamento funcional dos indivíduos ao mercado de trabalho, este trabalho desenvolveu-se num Centro Novas Oportunidades (CNO), sedeado numa escola pública do concelho de Penafiel, entre outubro de 2011 e julho de 2012. Através de uma metodologia de investigação-ação participativa, procurou potenciar os campos de interseção entre a educação social e a educação de adultos, inspirando-se no poder libertador e transformador da educação. Num momento em que os adultos vivenciaram o encerramento repentino da Iniciativa Novas Oportunidades, em que estão integrados ou que foram integrantes, e o consequente sentimento de descredibilização social dos processos que frequentavam, este projeto procurou promover nos adultos com quem foi construído, a capacidade de reflexão sobre o seu passado, apropriação crítica do seu presente, a fim de tomarem decisões sobre o seu futuro, e que respondesse aos seus interesses e desejos, numa lógica de solidariedade, justiça e desenvolvimento. As conclusões deste trabalho apontam para a sua capacidade de, numa atitude emancipatória e democrática, analisar criticamente as circunstâncias que enquadram mais um período de transição das políticas públicas no campo da educação de adultos, a partir de uma essencial avaliação isenta e independente do trabalho desenvolvido, pelos seus principais intervenientes: os adultos.pt_PT
dc.description.abstractWe believe that social education should be much more than a correct socialization process and that adult education should be much more than a functional adjustment of individuals to the labor market. This study was carried out in a “New Opportunities Center” based in a public school in Penafiel, between October 2011 and July 2012. Using an active research methodology, we sought to enhance the field of intersection between social education and adult education, inspired by the liberating and transformative power of education. At a time when adults were experiencing the sudden closure of the “New Opportunities” initiative, in which they took part, and the consequent sense of loss of credibility of the social processes they were attending, this project sought to promote in those same adults, the ability to reflect critically about their past and their present situation in order to make decisions about their future, and to respond to their interests and desires, in a logic of solidarity, justice and development. The findings of this study point to the adults’ ability of a democratic and emancipatory attitude, being able to analyze critically the circumstances that characterize such a transition period of public policies in the area of adult education, from a free and independent critical review of the work by its main participants: the adults themselves.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6895
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Socialpt_PT
dc.subjectSocial Educationpt_PT
dc.subjectEducação de Adultos
dc.subjectCentros Novas Oportunidades
dc.subjectReconhecimento
dc.subjectValidação e certificação de competências
dc.subjectAdult Education
dc.subjectNew Opportunities Centers
dc.subjectRecognition validation and certification of competencies
dc.titleAutores da nossa própria históriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestre Educação e intervenção social, especialização em desenvolvimento comunitário e educação de adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_IsabelVieira_2012.pdf
Size:
6.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: