Repository logo
 
Publication

Estratégias de organização do léxico e sua mobilização para a compreensão leitora nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMorgado, Celda Maria Gonçalves
dc.contributor.authorNogueira, Lídia Vieira Freitas Cancela
dc.date.accessioned2023-09-12T13:34:41Z
dc.date.available2023-09-12T13:34:41Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um dos elementos de avaliação, bem como um requisito formal para a aceitação a prova pública e para a conclusão do segundo ciclo de estudos superiores. O documento que se apresenta visa refletir sobre o percurso vivenciado pela professora em formação ao longo do ano de estágio curricular, desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, espelhando igualmente a construção do conhecimento científico, pedagógico e didático adquirido no decorrer da sua formação académica, pessoal e social. A ação pedagógica nos contextos educativos potenciou, no âmbito da componente investigativa, o desenho de um projeto de investigação. Assim, procurou-se aferir de que modo o conhecimento e o uso das estratégias de organização do léxico facilitaram a (meta)compreensão dos alunos. Deste modo, foram desenhadas quatro fases - diagnóstico; apresentação das estratégias; aplicação orientada; mobilização autónoma e avaliação -, no sentido de compreender de que forma os alunos de duas turmas de ambos os ciclos mobilizavam as estratégias de organização do léxico para monitorizarem a sua compreensão. Foi evidente que os alunos se apropriaram das quatro etapas abordadas para a construção da compreensão, com a mobilização de algumas das estratégias mais autonomamente do que outras. O percurso realizado, refletido nas páginas deste relatório convergiu, inevitavelmente, para o desenho do perfil docente da futura professora.pt_PT
dc.description.abstractThis lnternship Report was developed in the context of the Curricular Unit Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, as one ofthe elements assessments, as well as a formal requirement for acceptance to public test and for completion of the second cycle of higher studies. The document that is presented aims to reflect on the journey experienced by the teacher in training throughout the year of curricular internship, developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, also mirroring the construction of scientific, pedagogical and didactic knowledge acquired in the course of her academic, personal and social formation. The pedagogical action in educational contexts boosted, within the scope of the investigative component, the design of a research project. Therefore, we tried to assess how the knowledge and use of lexicon organization strategies facilitated (meta)understanding. Thus, four phases were designed - diagnosis; presentation of strategies; application oriented; autonomous use and evaluation -, in the sense of understanding how the students of two classes of both cycles mobilized the lexicon organization strategies to monitor their comprehension. lt was evident that the students appropriated the four stages addressed for building understanding, with the mobilization of some of the strategies more autonomously than others. The entire route reflected in the pages of this Report inevitably converged to design the teaching profile of the future teacher.pt_PT
dc.identifier.tid203383559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23513
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectConstrução docentept_PT
dc.subjectSaber docentept_PT
dc.subjectEstratégias de organização do léxicopt_PT
dc.subjectCompreensão leitorapt_PT
dc.subjectMetacompreensãopt_PT
dc.subjectTeaching constructionpt_PT
dc.subjectTeaching knowledgept_PT
dc.subjectLexicon organization strategiespt_PT
dc.subjectReading comprehensionpt_PT
dc.subjectMetaunderstandingpt_PT
dc.titleEstratégias de organização do léxico e sua mobilização para a compreensão leitora nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Lidia Nogueira 2023.pdf
Size:
38.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: