Repository logo
 
Publication

Manifestações motoras em crianças com dificuldades de leitura e presença de um quadro de perturbações do desenvolvimento da coordenação

dc.contributor.authorTrigueiro, Maria João
dc.date.accessioned2013-04-17T13:56:25Z
dc.date.available2013-04-17T13:56:25Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractTem sido salientada a co-­morbilidade entre a dislexia e outras dificuldades no domínio sensório-­motor e linguístico, o que parece apontar para diferentes fenótipos cerebrais das pessoas com dislexia. Da mesma forma, tem sido igualmente assinalada uma extensa variabilidade nas manifestações das dificuldades das crianças com perturbações do desenvolvimento da coordenação (PDC), levando à referência sobre uma frequente co-­morbilidade entre eles. Um défice no controlo postural tem sido assinalado como comum aos dois quadros, o que pode levar a questionar se os défices de coordenação e equilíbrio assinalado por alguns autores como fazendo parte de um quadro de dislexia não poderá dever-­se à existência de um dos subtipos de PDC. Foi objectivo deste estudo perceber se crianças do primeiro ciclo do ensino básico com dificuldades ao nível da leitura apresentam igualmente dificuldades nas competências de coordenação motora e equilíbrio. Secundariamente, pretendemos perceber se pode ser estabelecida uma relação entre estas manifestações e as da PDC. Foram seleccionadas 36 crianças do primeiro ciclo de estudos, com (n=15) e sem (n=21) dificuldades de leitura e escrita, com idades compreendidas entre os 7-­8 anos a frequentarem escolas do distrito do Porto. Foi utilizada uma bateria de testes clássicos, baseada na Physical and Neurological Examination of Subtle Signs para rastreio de presença de sinais cerebelosos. Realizaram-­se ainda as provas de equilíbrio e de coordenação utilizadas em estudo similar. Utilizou-­se a estatística não-­paramétrica, nomeadamente o teste Mann-­Whitney, teste de Qui-­quadrado e teste de Fisher. As crianças com dificuldades mostraram desempenhos inferiores às crianças sem dificuldades em dez das treze provas aplicadas. Assim, houve diferenças em praticamente todas as provas de equilíbrio e dismetria (p <0,001) e no teste de coordenação enfiar contas (p=0,005). Podemos assim dizer que os resultados encontrados neste estudo corroboram o dito na literatura, pois em quase todos os testes de tarefas motoras, as crianças com dificuldade de leitura apresentaram um desempenho pior do que o grupo sem dificuldades. Desta forma, parece-nos que pode ser estabelecida uma relação entre as manifestações da dificuldades nas competências de coordenação motora e de equilíbrio presentes nas crianças com dislexia e com PDC.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/1379
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Portopor
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Saúde de Beja
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Saúde de Leiria
dc.titleManifestações motoras em crianças com dificuldades de leitura e presença de um quadro de perturbações do desenvolvimento da coordenaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameTrigueiro
person.givenNameMaria João
person.identifier2114499
person.identifier.ciencia-idF71E-2BB6-3F6B
person.identifier.orcid0000-0003-4439-7196
person.identifier.ridAAJ-7805-2021
person.identifier.scopus-author-id55750758000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfc59adf5-ced5-41fc-9589-37ec95934702
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc59adf5-ced5-41fc-9589-37ec95934702

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PTE_MariaTrigueiro_2011.pdf
Size:
415.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: