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A flauta na prática instrumental ibérica do séc. XVI: o caso português

dc.contributor.advisorAbreu, José António Pereira Nunes
dc.contributor.authorCarvalho, José Luis Carrapa Ribeiro de
dc.date.accessioned2017-03-13T18:49:02Z
dc.date.available2017-03-13T18:49:02Z
dc.date.issued2011-07-07
dc.description.abstractO propósito deste projecto é o de construir uma imagem, tão nítida quanto possível, do uso em Portugal da(s) flauta(s) no séc. XVI e princípio do séc. XVII, do contexto de utilização e do repertório associado, reunindo a maior quantidade de testemunhos documentais ou outros. O projecto divide-se em duas vertentes: uma de investigação, outra de realização artística. Partindo dos testemunhos europeus, a investigação centrou-se na Península Ibérica, tentando dar resposta às questões que se foram levantando ao longo do processo. Quem tocava flautas? Que grupos de instrumentistas as usavam? Quando começaram os instrumentos a fazer parte das capelas? As flautas faziam parte dos instrumentos utilizados? Que instrumentos tocavam? De onde provinham os instrumentos? Quantos instrumentistas? Que repertório? Em que ocasiões tocavam? Subsequentemente, a segunda vertente passou pela proposta e execução de um programa onde as flautas, tendo em conta o contexto documentado e investigado, interviessem. Como ponto de partida para a escolha do repertório tocado esteve o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, um dos principais centros culturais da época, de onde foram transcritas várias obras de D. Pedro de Cristo. O concerto teve lugar a 13 de Julho de 2010, na Igreja de Santa Clara no Porto.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this project is to build an image as clear as possible of the use of renaissance recorders in Portugal, in the sixteenth and early seventeenth centuries, the context in which they were played and the associated repertoire, through bringing together the largest quantity of documents or other evidence. The project is divided in two parts: one of research and another of artistic achievement. Based on different kinds of extant documentation, the investigation focused on the Iberian Peninsula, trying to answer the questions that were raised along the process. Who played the recorders? Which groups of musicians used them? When did the instruments begin to be part of the chapels? Were the recorders among the instruments used? What types of instruments were played? Where did the instruments come from? How many musicians were there? What was the repertoire? When was it played? Subsequently, the second part proposes and leads to a concert program where the recorders, taking into account all the information compiled initially, took part. As a starting point in the process of choosing the repertoire is the Monastery of Santa Cruz in Coimbra, one of the main cultural centers at the time, where several works of D. Pedro de Cristo were transcribed from. The concert took place on the 13th of July, 2010, in Santa Clara Church in Porto.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9602
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFlauta renascentistapt_PT
dc.subjectPrática instrumental ibéricapt_PT
dc.subjectFontespt_PT
dc.subjectMosteiro de Santa Cruz de Coimbrapt_PT
dc.subjectPedro de Cristopt_PT
dc.subjectRenaissance recorders
dc.subjectIberian instrumental practice
dc.subjectSources
dc.titleA flauta na prática instrumental ibérica do séc. XVI: o caso portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação para a obtenção do grau de Mestre em Música – Interpretação Artística, Especialização – Música Antigapt_PT

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