Publication
Relatório de Estágio de Gabriela Augusto Pessoa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres | |
dc.contributor.author | Pessoa, Gabriela Augusto | |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T14:12:53Z | |
dc.date.available | 2025-08-19T14:12:53Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | Este relatório de estágio integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conferindo habilitação profissional para o exercício de um perfil duplo docente. O percurso formativo desenvolvido no contexto da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada foi orientado pela metodologia de Investigação-Ação, integrando uma perspetiva socioconstrutivista que valorizou práticas centradas na criança, promotoras de aprendizagens significativas e de uma Educação Inclusiva. A intervenção pedagógica teve como referenciais as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. Realizado em díade, o estágio decorreu em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando a importância do trabalho colaborativo entre pares e com a equipa pedagógica. A prática refletiu uma intencionalidade educativa sustentada na Metodologia de Trabalho de Projeto e na Aprendizagem Cooperativa, favorecendo o envolvimento ativo da criança na construção do conhecimento, bem como a articulação com as famílias e a comunidade, numa lógica de coeducação. A construção da identidade profissional foi alicerçada numa reflexão contínua, integrando teoria e prática numa lógica de desenvolvimento profissional. Este percurso evidenciou o papel transformador do docente enquanto agente mediador do conhecimento, da inclusão e da cidadania. | por |
dc.description.abstract | This internship report is part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary Education, granting professional qualification for the exercise of a dual teaching profile. The training path developed within the curricular unit Supervised Educational Practice was guided by the Action Research methodology, within a socioconstructivist perspective that valued child centred practices, promoting meaningful learning and Inclusive Education. The pedagogical intervention was grounded in the Curricular Guidelines for Pre-School Education, the Student Profile by the End of Compulsory Schooling, and the Essential Learning Outcomes. Carried out in dyad, the internship took place in both Pre-School and Primary Education settings, highlighting the importance of collaborative work among peers and with the teaching team. The practice reflected an educational intentionality based on the Project-Based Learning Methodology and Cooperative Learning, encouraging the active involvement of children in the construction of knowledge, as well as close cooperation with families and the community, within a co-education framework. The development of professional identity was anchored in continuous reflection, integrating theory and practice within a logic of professional growth. This journey highlighted the transformative role of the teacher as a mediating agent of knowledge, inclusion, and citizenship. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30300 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | |
dc.subject | Educação inclusiva | |
dc.subject | Metodologia investigaçãoação | |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | |
dc.subject | Cooperative learning | |
dc.subject | Inclusive education | |
dc.subject | Action research methodology | |
dc.subject | Projectbased learning methodology | |
dc.subject | Supervised educational practice | |
dc.title | Relatório de Estágio de Gabriela Augusto Pessoa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |