Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Gabriela Augusto Pessoa

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
dc.contributor.advisorMoreira, Sónia Maria dos Santos Peres
dc.contributor.authorPessoa, Gabriela Augusto
dc.date.accessioned2025-08-19T14:12:53Z
dc.date.available2025-08-19T14:12:53Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractEste relatório de estágio integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conferindo habilitação profissional para o exercício de um perfil duplo docente. O percurso formativo desenvolvido no contexto da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada foi orientado pela metodologia de Investigação-Ação, integrando uma perspetiva socioconstrutivista que valorizou práticas centradas na criança, promotoras de aprendizagens significativas e de uma Educação Inclusiva. A intervenção pedagógica teve como referenciais as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. Realizado em díade, o estágio decorreu em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando a importância do trabalho colaborativo entre pares e com a equipa pedagógica. A prática refletiu uma intencionalidade educativa sustentada na Metodologia de Trabalho de Projeto e na Aprendizagem Cooperativa, favorecendo o envolvimento ativo da criança na construção do conhecimento, bem como a articulação com as famílias e a comunidade, numa lógica de coeducação. A construção da identidade profissional foi alicerçada numa reflexão contínua, integrando teoria e prática numa lógica de desenvolvimento profissional. Este percurso evidenciou o papel transformador do docente enquanto agente mediador do conhecimento, da inclusão e da cidadania.por
dc.description.abstractThis internship report is part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary Education, granting professional qualification for the exercise of a dual teaching profile. The training path developed within the curricular unit Supervised Educational Practice was guided by the Action Research methodology, within a socioconstructivist perspective that valued child­ centred practices, promoting meaningful learning and Inclusive Education. The pedagogical intervention was grounded in the Curricular Guidelines for Pre-School Education, the Student Profile by the End of Compulsory Schooling, and the Essential Learning Outcomes. Carried out in dyad, the internship took place in both Pre-School and Primary Education settings, highlighting the importance of collaborative work among peers and with the teaching team. The practice reflected an educational intentionality based on the Project-Based Learning Methodology and Cooperative Learning, encouraging the active involvement of children in the construction of knowledge, as well as close cooperation with families and the community, within a co-education framework. The development of professional identity was anchored in continuous reflection, integrating theory and practice within a logic of professional growth. This journey highlighted the transformative role of the teacher as a mediating agent of knowledge, inclusion, and citizenship.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30300
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAprendizagem cooperativa
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectMetodologia investigação­ação
dc.subjectMetodologia de trabalho de projeto
dc.subjectPrática educativa supervisionada
dc.subjectCooperative learning
dc.subjectInclusive education
dc.subjectAction research methodology
dc.subjectProject­based learning methodology
dc.subjectSupervised educational practice
dc.titleRelatório de Estágio de Gabriela Augusto Pessoapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Gabriela Pessoa_2025.pdf
Size:
15.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: