Repository logo
 
Publication

Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações

dc.contributor.advisorCoimbra, Daniela da Costa
dc.contributor.advisorMarques, José Telmo Rodrigues
dc.contributor.authorMarques, Manuel Alfredo Cepa
dc.date.accessioned2016-12-20T13:33:38Z
dc.date.available2016-12-20T13:33:38Z
dc.date.issued2013-11-08
dc.description.abstractMichael Brecker foi um dos saxofonistas tenor mais influentes após John Coltrane, sendo descrito como aquele que viria a abrir caminhos às novas gerações de saxofonistas. Os estudos académicos realizados acerca do seu estilo de improvisação ao longo dos últimos vinte anos, contudo, abordaram essencialmente aspetos melódicos e harmónicos do seu fraseado. No entanto, atendendo que o ritmo é considerado um elemento de grande importância na improvisação jazzística, o presente trabalho visa aprofundar o conhecimento sobre a linguagem de Michael Brecker, centrando-se nos aspetos rítmicos do seu fraseado. Para desenvolver este estudo, selecionaram-se e transcreveram-se três improvisações executadas nos temas: “Half Moon Lane”, “Anagram” e “When Can I Kiss You Again”, retiradas do seu último trabalho discográfico “Pilgrimage” (2007). O critério subjacente à seleção das improvisações incidiu sobre composições de compasso quaternário com andamentos e ambientes rítmicos diferentes (Ballad, Medium even 8th’s, Up Swing). A análise das improvisações foi executada em três fases distintas: na primeira fase descreveram-se os aspetos gerais da composição, designadamente, estilo, métrica, andamento e estrutura formal da composição e do respectivo solo; na segunda fase efetuou-se a análise rítmica descrevendo de forma sequencial a estruturação, a construção e a subdivisão rítmicas das frases. Quanto aos aspetos rítmicos da improvisação, utilizou-se como referência as técnicas de construção melódico-rítmica expostas nos métodos de Crook, Bergonzi, Siron e Cugny, nomeadamente: the play/rest approach, variedade no tamanho, na forma como em cada compasso inicia e finaliza as frases, densidade/atividade rítmica, sincopação, variação motívica, aumentação/diminuição rítmica, deslocação rítmica e polirritmia. Na terceira fase, analisaram-se os aspetos relacionados com o time feel, designadamente a acentuação, a colocação rítmica, o swing time feel e as inflexões. Concluiu-se que apesar das três improvisações serem executadas em ambientes rítmicos muito distintos, Brecker utiliza em cada uma delas as técnicas de construção melódico-rítmicas anteriormente referidas e que os aspetos rítmicos encontrados na análise dos solos emergem como ferramentas essenciais para entender e executar melhor a música de Michael Brecker, confirmando a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente.pt_PT
dc.description.abstractMichael Brecker was one of the most influential tenor saxophonists after John Coltrane and one that would set the way for new generations of saxophonists. The literature on his improvisational style over the last twenty years, however, addressed essentially melodic and harmonic aspects of his phrasing. Therefore, and given the importance of rhythm in jazz improvisation, the aim of this work is to contribute to the knowledge on Michael Brecker’s idiomatic language, more specifically by focusing on aspects of his rhythmic phrasing. We selected and transcribed improvisations performed on three themes: “Half Moon Lane”, “Anagram” and “When Can I Kiss You Again”, from Brecker’s latest record work “Pilgrimage” (2007). The criteria underlying the selection of improvisations focused on compositions with quadruple meter with different tempi and rhythmic atmospheres (Ballad, Medium even 8th’s, Up Swing). The analysis of improvisations was carried out into three distinct phases: firstly the general aspects of the composition such as style, metrics, tempo, and formal structure of the composition and its respective solo were described; then, a rhythmic analysis was made, describing in a sequential way the structure and the rhythmic sub-section of the phrases. Melodic and rhythmic building techniques described by Crook, Bergonzi, Siron and Cugny were adopted, namely: the play/rest approach, variety in size and in form, the way each bar starts and ends the phrases, the rhythmic density/activity, syncopation, motivic variation, rhythmic augmentation/diminution, rhythmic displacement or polyrhythm Finally, in phase three, the aspects related to time feel were analysed, such as accentuation, rhythmic placement, swing time feel and inflections. It was concluded that although the three improvisations be performed in very distinct rhythmic atmospheres, Brecker uses in each one the aforementioned composition techniques of melodic-rhythmic building. In addition to this, the rhythmic aspects found in the analysis of the solos emerged as an essential tool to better understand and play Michael Brecker’s music, thus confirming the importance of the rhythmic thought in the construction of a coherent improvisation.pt_PT
dc.identifier.tid201356210pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8893
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMichael Breckerpt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectAnálise rítmicapt_PT
dc.subjectSwing time feelpt_PT
dc.subjectImprovisation
dc.subjectRhythmic analysis
dc.titleAspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Interpretação Artística - Jazzpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ManuelMarques_2013.pdf
Size:
11.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: