dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Brandão, Sara | |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T12:54:54Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T12:54:54Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Neste capítulo são apresentados os guiões de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa FLE-JI. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, nomeadamente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição a material escrito, foram desenvolvida(s) e experimentada(s) várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os guiões de exploração das obras analisadas incluem: 1) a sinopse da obra; 2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; 3) a descrição das atividades e; 4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades pretende enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. Nos guiões de exploração, apresentados em formato de tabela, as atividades seguem uma lógica sequencial. Contudo, esta ordem não é rígida, podendo ser modificada em função dos projetos em desenvolvimento. Sugere-se que o educador interprete estes guiões como a operacionalização de um conjunto de princípios orientadores, podendo, sempre que considere adequado, alterar a ordem das atividades, incluir outras que não estão contempladas ou não realizar algumas que considere não adequadas para o seu grupo. Para apoiar estes guiões de exploração foram construídos materiais específicos, disponíveis nos anexos que se encontram no final do livro. É autorizada a reprodução de todos os materiais disponibilizados, entre os quais se encontra um banco de imagens, criadas especificamente para este programa, mas que podem ser utilizadas noutras atividades. Antes de iniciar a leitura e exploração de uma história, é importante que o educador se familiarize com a mesma, analise o guião orientador, avalie a adequação da sequência das atividades a realizar e reúna os objetos evocativos sugeridos. Pretende-se que as atividades propostas para exploração das obras sejam integradas na rotina pedagógica de cada grupo. No trabalho efetuado durante a versão experimental do programa, as atividades propostas para cada obra foram desenvolvidas ao longo de várias sequências, que corresponderam, em alguns casos, a várias semanas. Nas propostas de exploração de cada uma das obras não é feita uma referência sistemática às atividades consideradas transversais – o Baú das Palavras e a Árvore das Palavras – que se pretende sejam generalizadas à exploração de outras obras ou introduzidas noutros momentos da rotina que não necessariamente a leitura. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8619-24-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15161 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Editora Lusoinfo Multimédia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://loja.lusoinfo.com/falar-ler-e-escrever | pt_PT |
dc.title | Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 158 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 72 | pt_PT |
oaire.citation.title | Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância (2.ª ed. revista) | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |