Repository logo
 
Publication

Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática

dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorBrandão, Sara
dc.date.accessioned2019-12-19T12:54:54Z
dc.date.available2019-12-19T12:54:54Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNeste capítulo são apresentados os guiões de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa FLE-JI. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, nomeadamente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição a material escrito, foram desenvolvida(s) e experimentada(s) várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os guiões de exploração das obras analisadas incluem: 1) a sinopse da obra; 2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; 3) a descrição das atividades e; 4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades pretende enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. Nos guiões de exploração, apresentados em formato de tabela, as atividades seguem uma lógica sequencial. Contudo, esta ordem não é rígida, podendo ser modificada em função dos projetos em desenvolvimento. Sugere-se que o educador interprete estes guiões como a operacionalização de um conjunto de princípios orientadores, podendo, sempre que considere adequado, alterar a ordem das atividades, incluir outras que não estão contempladas ou não realizar algumas que considere não adequadas para o seu grupo. Para apoiar estes guiões de exploração foram construídos materiais específicos, disponíveis nos anexos que se encontram no final do livro. É autorizada a reprodução de todos os materiais disponibilizados, entre os quais se encontra um banco de imagens, criadas especificamente para este programa, mas que podem ser utilizadas noutras atividades. Antes de iniciar a leitura e exploração de uma história, é importante que o educador se familiarize com a mesma, analise o guião orientador, avalie a adequação da sequência das atividades a realizar e reúna os objetos evocativos sugeridos. Pretende-se que as atividades propostas para exploração das obras sejam integradas na rotina pedagógica de cada grupo. No trabalho efetuado durante a versão experimental do programa, as atividades propostas para cada obra foram desenvolvidas ao longo de várias sequências, que corresponderam, em alguns casos, a várias semanas. Nas propostas de exploração de cada uma das obras não é feita uma referência sistemática às atividades consideradas transversais – o Baú das Palavras e a Árvore das Palavras – que se pretende sejam generalizadas à exploração de outras obras ou introduzidas noutros momentos da rotina que não necessariamente a leitura.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8619-24-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15161
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEditora Lusoinfo Multimédiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://loja.lusoinfo.com/falar-ler-e-escreverpt_PT
dc.titleLer, ouvir, refletir… Da teoria à práticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage158pt_PT
oaire.citation.startPage72pt_PT
oaire.citation.titleFalar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância (2.ª ed. revista)pt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_AdrianaBaptista_2017_2.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: