Publication
Relatório de Estágio. Os instrumentos de regulação e organização do grupo e a participação das crianças
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Araújo, Sara | |
dc.contributor.advisor | Alves, Cristina Isabel | |
dc.contributor.author | Gouveia, Inês Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T14:07:02Z | |
dc.date.available | 2025-06-03T14:07:02Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | Neste relatório pretende-se descrever o processo de formação da mestranda na Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de creche e educação pré-escolar, onde a mestranda contactou com os instrumentos de regulação e organização do grupo. Estes instrumentos são utilizados na educação de infância para organizar a vida diária do grupo, sendo construídos e preenchidos conjuntamente com as crianças. Pretende-se responder à questão “De que forma os instrumentos de regulação e organização do grupo potenciam a autonomia e participação das crianças?”, recorrendo a uma metodologia participativa, de natureza qualitativa e com características de investigação-ação. Solicitou-se a participação das crianças através da realização de um desenho do instrumento favorito, acompanhado da sua verbalização, sendo o mapa de atividades o mais representado nos seus desenhos. Realizou-se um questionário a educadores/as de infância, que permitiu compreender que estes instrumentos são largamente utilizados na sua prática educativa, referindo-se a sua implicação na autonomia das crianças, criando oportunidades de intervenção na vida de grupo e de envolvimento na gestão e avaliação. Observou-se em contexto de educação pré-escolar a implicação destes instrumentos, nomeadamente, dos inventários e do mapa de atividades na autonomia e participação das crianças, permitindo a apropriação do espaço e dos materiais e a sua participação no planeamento das atividades, desenvolvendo a sua capacidade de tomar decisões. Na creche, observou-se que a utilização da agenda semanal com recurso a fotografias de atividades diárias permitia a apropriação da rotina pelas crianças. Este relatório apresenta também projetos realizados com as crianças, provenientes das suas narrativas, no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto. Em suma, os instrumentos de regulação e organização do grupo são recursos fundamentais para potenciar a autonomia e a participação das crianças, fomentando a tomada de decisões e a participação na vida de grupo. | por |
dc.description.abstract | This report aims to describe the master's student training process in the Supervised Educational Practice, in the contexts of preschool education and daycare, where the master's student encountered the instruments for regulating and organizing the group. These instruments are used in kindergartens to organize the group’s daily life, being built and filled with the children. It is intended to respond to the question “In what way, the instruments for regulating and organizing the group enhance children’s autonomy and the participation?” resorting a participatory, qualitative nature and with action research characteristics. Children's participation was requested by asking them to draw their favorite instrument for regulating and organizing the group, along with the verbalization of the draw, where the activity map was the most represented. A questionnaire was conducted with kindergarten teachers, revealing that these instruments are widely used in their educational practices, mentioning that these resources have implications in the children’s autonomy, allowing the creation of opportunities of participating in the group’s life and involving them in the management and evaluation process. Observation in the preschool context allowed us to understand the implications of these instruments, such as the inventories and the activities map, in the children’s autonomy, and participation, allowing kids to be able to appropriate the space and the materials and participate in the activities planning, developing their decision making. In the daycare context, it was possible to observe that the use of a weekly planner with photographs of the daily activities allowed the children to appropriate the daily routine. In this report projects that were created with the kids are also going to be presented within the scope of Project Work Methodology, which emerged from the children’s narratives. In short, the instruments for regulating and organizing the group are fundamental resources to enhance children’s autonomy and participation, fostering the ability to make decisions and participate in the group’s life. | por |
dc.identifier.uri | https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/30133 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | |
dc.subject | Creche | |
dc.subject | Movimento da Escola Moderna Portuguesa | |
dc.subject | Instrumentos de pilotagem | |
dc.subject | Participação | |
dc.subject | Preschool Education | |
dc.subject | Daycare | |
dc.subject | Portuguese Modern School Movement | |
dc.subject | Piloting instruments | |
dc.subject | Participation | |
dc.title | Relatório de Estágio. Os instrumentos de regulação e organização do grupo e a participação das crianças | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |