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Advisor(s)
Abstract(s)
A população idosa tem vindo a aumentar em Portugal, o que tem
despoletado na sociedade diversos desafios, como o de atenuar
as diferentes necessidades deste grupo no sentido de promover
a melhoria da qualidade de vida (Oliveira, 2009).
Assim, o presente estudo resulta de uma investigação desenvolvida
no centro de dia do Centro Social da Paróquia da Areosa
(C.S.P.A.) e do Centro Social e Paroquial de Mindelo (C.S.P.M.),
com o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre
os idosos e os respetivos familiares; perceber se a instituição desenvolve
práticas que fomentem as relações entre a família e os
idosos, como também, compreender o papel do Educador Social
no trabalho com as famílias de pessoas integradas em instituições.
Este estudo sustentou-se numa metodologia qualitativa,
que contemplou a realização de entrevistas a quatro idosos, a
familiares dos mesmos e à equipa técnica da instituição. Recorremos
também à análise documental e à observação participante
para recolher informação.
Tendo em conta o trabalho desenvolvido nestes contextos, refletimos
sobre uma possível proposta de linhas orientadoras
para uma futura intervenção familiar. De acordo com o referido,
percebemos, a partir da análise destes casos, que as famílias
se sentem sobrecarregadas com as diversas funções que têm de
assumir diariamente, o que as leva a recorrer a respostas que
vão para além dos cuidados que podem prestar enquanto cuidadores
informais. Neste estudo fica evidente que as famílias
sentem que há uma lacuna das instituições no que se refere à
promoção do contacto existente entre estas e os familiares das
pessoas que usufruem dos seus serviços.
Description
Keywords
Centro de Dia Educação Social Família Intervenção Familiar
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto