Publication
ORCA [Orquestra de Robots, Computadores e Altifalantes]
dc.contributor.author | Botelho, André | |
dc.contributor.author | Lopes, Filipe | |
dc.contributor.author | Dores, Francisca | |
dc.contributor.author | Afonso, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2020-10-23T11:37:43Z | |
dc.date.available | 2020-10-23T11:37:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Recentemente tornei-me responsável pela área de Som na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), encarando pela primeira vez estudantes que, em princípio, não têm bases musicais nem tão pouco interesse assumido nessa arte (levando em conta a escola em que se inscreveram). Os currículos, em consonância com as bibliografias de referência sobre som no cinema e multimédia, espelham também essa ausência de “música” privilegiando o estudo técnico (e.g. áudio digital, microfones, pós- -produção áudio). Ora, acredito que o currículo destes estudantes não deve ser refém da aprendizagem técnica mas sim complementadas com experiências musicais que aflorem o sentido crítico e criativo. Nas palavras de Andreas Schleicher, diretor do departamento de Educação e Competências da OCDE, o mundo “já não recompensa as pessoas apenas por aquilo que sabem – o Google sabe tudo – mas por aquilo que conseguem fazer com isso”. Neste sentido, a criação livre e artística é especialmente importante promovendo competências criativas e preparando as pessoas para problemas que, porventura, hoje ainda nem existem. A ORCA (Orquestra de Robots, Computadores e Altifalantes) é uma atividade extra-curricular que num primeiro plano traz “música ao som” mas que, acima de tudo, é um espaço instigador da criatividade pela partilha humana e criação livre. A ORCA nasceu em janeiro deste ano e fazem parte o prof. de Som e três estudantes. O Projeto 1 é a nossa primeira manifestação pública e é constituída por um agregado robótico de objetos sonoros controlados por interfaces originais e internet, com estreia marcada no Intermediartes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/16353 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Politécnico do Porto | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/14987/1/livroResumosFinal2.pdf | pt_PT |
dc.title | ORCA [Orquestra de Robots, Computadores e Altifalantes] | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 16 | pt_PT |
oaire.citation.title | Fórum Interno P.Porto | pt_PT |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Filipe Cunha Monteiro Lopes | |
person.identifier.ciencia-id | 5116-F254-CBF2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5532-178X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6660f2c4-29d7-4347-8bb6-78661ff78661 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6660f2c4-29d7-4347-8bb6-78661ff78661 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- RES_FilipeLopes_2019_2.pdf
- Size:
- 484.25 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format