Repository logo
 
Publication

Estudo Comparativo entre Laboratórios Remotos e Simuladores

dc.contributor.authorBranco, Matheus V.
dc.contributor.authorCoelho, Letícia A.
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.date.accessioned2018-10-03T10:20:54Z
dc.date.available2018-10-03T10:20:54Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractOs laboratórios remotos são ferramentas ágeis e acessíveis, proporcionando maior acesso aos alunos através do conceito de Educação 4.0. O uso destes laboratórios sugere o desenvolvimento da capacidade analítica dos usuários, apresentando resultados reais com influências externas como térmica, elétrica, magnética ou eletromagnética e ainda as não idealidades relacionadas aos aspectos construtivos de componentes eletrônicos. Assim, este capítulo propõe explorar o potencial dos laboratórios remotos realizando experimentações práticas reais no laboratório remoto VISIR em comparação a simulações no PSIM e PROTEUS, verificando as diferenças entre as plataformas.pt_PT
dc.description.abstractRemote laboratories are agile and accessible tools, providing major access to the students through the concept of Education 4.0. These laboratories support the development of the users’ analytical capacity, showing real results with external influences like thermal, electrical, magnetic or electromagnetic and the non-idealities related to the electronics components constructive aspects. In this context, this chapter explores the remote laboratories potential using real experiments on VISIR in comparison with simulations on PSIM and PROTEUS, looking for the differences between these two educational platforms.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-84-8158-774-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12030
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español y Portuguéspt_PT
dc.relation5617- EPP-1-2015-1-PT-EPPKA2-CBHE-JP ERASMUS+pt_PT
dc.relationUID/EQU/00305/2013 FCTpt_PT
dc.relationPROPICIE IFSCpt_PT
dc.relation.ispartofseriesTICAI;2017
dc.relation.publisherversionhttp://romulo.det.uvigo.es/ticai/?page_id=86pt_PT
dc.subjectRemote labspt_PT
dc.subjectVISIRpt_PT
dc.subjectSimulationspt_PT
dc.subjectEngineering educationpt_PT
dc.titleEstudo Comparativo entre Laboratórios Remotos e Simuladorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage123pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titleTICAI 2017, TICs para el Aprendizaje de la Ingenieríapt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameGustavo
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL16_TICAI2017_GCA_CIETI.pdf
Size:
797.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: