Publication
Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
| dc.contributor.author | Branco, Matheus | |
| dc.contributor.author | Coelho, Letícia A. | |
| dc.contributor.author | Alves, Gustavo R. | |
| dc.contributor.author | Schlichting, Luis | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-17T15:32:26Z | |
| dc.date.available | 2018-04-17T15:32:26Z | |
| dc.date.issued | 2017-09 | |
| dc.description | XLV Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (COBENGE2017) | pt_PT |
| dc.description.abstract | Os laboratórios remotos surgiram como apoio para o desenvolvimento de novos métodos de aprendizagem e ainda como suporte adicional a métodos já existentes. Ágeis e acessíveis aos estudantes demonstram ótimas soluções no cenário da educação, sendo econômicos e dinâmicos, pois possuem acesso mundial por plataformas criadas a partir da tecnologia da informação, disponibilizando a otimização do hardware com usuários remotamente distribuídos. Os laboratórios remotos dinamizam o aprendizado fazendo o mesmo mais eficiente. Facilitam e possibilitam a capacidade analítica pela percepção de diferentes resultados entre laboratórios virtuais (simuladores) e laboratórios reais por apresentarem resultados reais em circuitos com influências externas como térmica, elétrica, magnética ou eletromagnética e principalmente apresentam as não idealidades (capacitâncias, resistências e indutâncias intrínsecas) relacionadas aos aspectos construtivos de componentes eletrônicos (resistores, indutores, capacitores, trilhas e fios). Assim, este artigo propõe demonstrar por meio de experimentações práticas as diferenciações entre dados obtidos através do laboratório remoto VISIR e os simuladores PSIM e PROTEUS sendo possível verificar dados reais em experiências com circuitos que apresentam não idealidades. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11369 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.relation | Project VISIR+ | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | COBENGE;2017 | |
| dc.subject | Remote labs | pt_PT |
| dc.subject | Engineering education | pt_PT |
| dc.title | Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Joinville, SC, Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.title | XLV Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (COBENGE2017) | pt_PT |
| person.familyName | Alves | |
| person.givenName | Gustavo | |
| person.identifier | 150015 | |
| person.identifier.ciencia-id | 4210-4DF2-5206 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1244-8502 | |
| person.identifier.rid | I-7876-2014 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 7006053908 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d |
