Publication
Construção do modelo SECI no projeto VISIR+: um estudo de caso das práticas e iniciativas de compartilhamento de conhecimento interorganizacional
dc.contributor.author | Roque, Gabriela Rocha | |
dc.contributor.author | Silva, Isabela Nardi da | |
dc.contributor.author | Bilessimo, Simone Meister Sommer | |
dc.contributor.author | Silva, Juarez Bento da | |
dc.contributor.author | Alves, João Bosco da Mota | |
dc.contributor.author | Alves, Gustavo R. | |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T13:07:40Z | |
dc.date.available | 2019-04-08T13:07:40Z | |
dc.date.issued | 2018-09 | |
dc.description.abstract | O compartilhamento de conhecimento entre organizações, grupos e indivíduos, contribui significativamente para a criação de novos conhecimentos, bem como, para o aperfeiçoamento de conhecimentos existentes, esse processo resulta na espiral de criação do conhecimento, também conhecido como modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização). Esta pesquisa foi sustentada pelo exemplo de compartilhamento de conhecimento interorganizacional presente no projeto VISIR+, o qual foi criado com o propósito de disseminar o laboratório remoto VISIR na América Latina. O VISIR é uma ferramenta educacional que permite testes de circuitos elétricos e eletrônicos de modo seguro e real, colaborando de forma benéfica em cursos de ensino a distância, bem como apoio em aulas presenciais. O VISIR+ é composto por uma parceria entre IESs europeias e latino-americanas. No Brasil, uma das IES participantes do projeto VISIR+ é a Universidade Federal de Santa Catarina, representada pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLAB). Além da implementação do VISIR na Universidade, o RExLab foi responsável por duas associadas. Esta pesquisa tem como como objetivo identificar as práticas e iniciativas de compartilhamento e criação do conhecimento, a partir do modelo SECI, na atuação do RExLab no âmbito do projeto VISIR+. Entre os resultados encontrados, tem-se a construção da representação gráfica e concreta do modelo SECI, correspondente a espiral do conhecimento, constatado por meio da interação cíclica e dinâmica entre o conhecimento tácito e explícito | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/13446 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Compartilhamento de conhecimento interorganizacional | pt_PT |
dc.subject | Modelo SECI | pt_PT |
dc.subject | Projeto VISIR+ | pt_PT |
dc.subject | Laboratório Remoto VISIR | pt_PT |
dc.title | Construção do modelo SECI no projeto VISIR+: um estudo de caso das práticas e iniciativas de compartilhamento de conhecimento interorganizacional | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Salvador /BA, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.title | XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) | pt_PT |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Gustavo | |
person.identifier | 150015 | |
person.identifier.ciencia-id | 4210-4DF2-5206 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1244-8502 | |
person.identifier.rid | I-7876-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7006053908 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d |