Repository logo
 
Publication

Criação e utilização de páginas Web

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.authorPinheiro, Florinda Rodrigues
dc.date.accessioned2021-08-31T14:03:09Z
dc.date.available2021-08-31T14:03:09Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) do segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Reflete as práticas desenvolvidas nos referidos níveis de ensino e áreas curriculares relevando o regime presencial e, excecionalmente, o regime online dada a contingência vivida no período da PES, causada pela propagação do coronavírus Covid-19. Serve, ainda, de instrumento de desenvolvimento profissional pela reflexão crítica sobre a prática educativa e proposta de investigação na procura de um crescimento profissional e encontro com a identidade profissional docente, pois esta traça o modo como construímos o percurso profissional. Neste documento encontram-se mobilizados pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente e apoiaram a realização da PES e estão explanadas informações relativas ao estágio que permitiram práticas inclusivas e do interesse das crianças, reflexões sobre as práticas educativas nos dois níveis de ensino e o desenho da dimensão investigativa que não foi totalmente desenvolvida dada a situação online vivida nas escolas durante o período da investigação. O objetivo central da proposta de investigação fixava-se, portanto, na compreensão das potencialidades da página web na transformação da prática educativa e na promoção da autonomia do aluno. O propósito da investigação respondia a uma curiosidade pessoal da mestranda em compreender as potencialidades das páginas Web e seus efeitos na aprendizagem, motivação, competências pessoal e social e satisfação no processo de aprendizagem. Ao estar integrada na PES, pretendia-se efeito no desenvolvimento profissional docente.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Supervised Educational Practice (PES) of the second year of the master’s degree in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, at the Escola Superior de Educação in the Instituto Politécnico do Porto. It reflects the practices developed at the educational levels and in the curricular areas, with emphasis on the classroom teaching regime and, exceptionally, online, given the contingency experienced in the period of PES caused by the propagation of the Covid-19 coronavirus. This document also serves as a tool for professional development through critical reflection on educational practice and research proposal in the search for professional growth and meeting with the professional identity of the teacher, as this outlines the way in which we build the professional path. In this document, theoretical and legal assumptions that guide the teaching practice and supported the realization of the PES are mobilized and information regarding the internship that allowed inclusive practices and the interest of children, reflections on educational practices at the two levels of teaching and design are explained of the investigative dimension that was not fully developed given the online situation experienced in schools during the investigation period. The central objective of the research proposal was, therefore, fixed on the understanding of the potential of the website in the transformation of educational practice and in the promotion of student autonomy. The purpose of the investigation responded to the master student personal curiosity in understanding the potential of web pages and their effects on learning, motivation, personal and social competences and satisfaction in the learning process. By being integrated into the PES, it pretended to have an effect on the professional teacher development.pt_PT
dc.identifier.tid202767850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18272
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectPerfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriapt_PT
dc.subjectArticulação e transversalidade de saberespt_PT
dc.subjectAprendizagem com páginas webpt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectTeaching professionpt_PT
dc.subjectProfile of the students in the end of mandatory schoolpt_PT
dc.subjectArticulation and transversality of knowledgept_PT
dc.subjectLearning with web pagespt_PT
dc.titleCriação e utilização de páginas Webpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Florinda Pinheiro_2021.pdf
Size:
2.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format