Publication
Controlo vetorial (FOC) de um motor de indução trifásico aplicado a um veículo elétrico
dc.contributor.author | Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2015-07-16T15:02:33Z | |
dc.date.available | 2015-07-16T15:02:33Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Os motores de indução (MI) com rotor em gaiola de esquilo estão muito disseminados nos atuais sistemas de variação de velocidade (“drives”). A sua simplicidade e robustez, aliadas a baixos preços (comparativamente com outras máquinas) e ampla gama de potências disponíveis, são as principais razões. A evolução verificada nos domínios da eletrónica de potência e nos sistemas de controlo (em particular, o controlo digital), permitiram aplicar os MI em sistemas de elevado desempenho dinâmico (e.g., controlo de binário e/ou posição), substituindo os motores DC, cujas características dinâmicas e simplicidade de controlo os tornavam a primeira escolha em tais aplicações. Com efeito, as “drives” baseadas em MI apresentam características dinâmicas em tudo semelhantes aos sistemas DC, incluindo a possibilidade de funcionamento nos quatro quadrantes do plano (T, nr). No entanto, a complexidade do conversores e, sobretudo, dos sistemas de controlo é muito mais elevada nos sistemas AC. Os sistemas baseados no controlo vectorial são os mais usuais nas “drives” baseadas nas máquinas AC convencionais (assíncronas e síncronas). Existem outras metodologias também usadas na indústria (e.g., controlo direto do binário – DTC), mas neste trabalho somente o controlo vetorial será abordado. | por |
dc.identifier.doi | 10.26537/neutroaterra.v0i15.433 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-5496 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/6507 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Área de Máquinas e Instalações Eléctricas. Departamento de Engenharia Electrotécnica | por |
dc.relation.ispartofseries | Neutro a Terra;Nº 15 | |
dc.title | Controlo vetorial (FOC) de um motor de indução trifásico aplicado a um veículo elétrico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- RevistaNeutroATerra_N15_2015_ART_1.pdf
- Size:
- 1.84 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: