Repository logo
 
Publication

Plataforma de partilha de bicicletas altamente escalável através de uma arquitetura de micro-serviços

datacite.subject.fosInformáticapt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Ricardo Jorge da Silva
dc.contributor.authorPinto, Daniel Fernando Ferraz
dc.date.accessioned2023-03-15T11:47:56Z
dc.date.available2023-03-15T11:47:56Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractEste documento tem como objetivo descrever o estudo e implementação, de uma de solução para um sistema de bicicletas partilhadas, que permita obter a localização, disponibilidade de bicicletas, efetuar alugueres, pagamentos, dar avaliações e obter informações em tempo real, através de uma abordagem arquitetural de micro-serviços. O principal objetivo é de criar um sistema distribuído altamente escalável e rápido que permita atender uma alta procura de bicicletas em horas de ponta em meio urbano. É abordado o atual estado da arte em sistemas de partilha de bicicletas e feita uma avaliação do que seria útil para este sistema. Para sustentar a proposta são apresentados diagramas do modo de funcionamento e arquitetura da solução. A nível de implementação, é descrito todo o processo de desenvolvimento, assim como arquiteturas e tecnologias utlizadas, para o desenvolvimento técnico da solução proposta. A solução foi desenvolvida com recurso a micro-serviços numa instância de Kubernetes preparada para auto escalabilidade dos serviços. Estes comunicam-se maioritariamente assincronamente, agindo de forma desacoplada e escalável, seguindo as boas práticas em arquiteturas micro-serviços. Visualmente foi desenvolvida uma aplicação móvel multiplataforma, que comunica com os serviços e permite que o utilizador tire o máximo partido de toda esta arquitetura, oferecendo uma experiência fluida resiliente a falhas e períodos de alta demanda.pt_PT
dc.description.abstractThis document aims to describe the study and implementation of a solution for a shared bicycle system, which allows obtaining the location, availability of bicycles, making rentals, payments, giving assessments and obtaining information in real time, through an approach micro-services architecture. The main objective is to create a highly scalable and fast distributed system that can meet a high demand for bicycles at peak times in urban environments. The current state of the art in bicycle sharing systems is addressed and an assessment is made of what would be useful for this system. To support the proposal, diagrams of the solution's operating mode and architecture are presented. At the implementation level, the entire development process is described, as well as the architectures and technologies used for the technical development of the proposed solution. The solution was developed using micro-services in a Kubernetes instance prepared for self-scaling of services. These communicate mostly asynchronously, acting in a decoupled and scalable way, following best practices in micro-services architectures. Visually, a cross-platform mobile application was developed, which communicates with the services and allows the user to take full advantage of this entire architecture, offering a fluid experience that is resilient to failures and periods of high demand.pt_PT
dc.identifier.tid203150546pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22502
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBicicletas partilhadaspt_PT
dc.subjectmobilidade sustentávelpt_PT
dc.subjectmicro-serviçospt_PT
dc.titlePlataforma de partilha de bicicletas altamente escalável através de uma arquitetura de micro-serviçospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_DanielPinto_MEI_2022.pdf
Size:
3.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_DanielPinto_MEI_2022
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: