Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Ana Camila Moreira Briote

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
dc.contributor.authorBriote, Ana Camila Moreira
dc.date.accessioned2025-08-18T14:18:43Z
dc.date.available2025-08-18T14:18:43Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente documento, designado de Relatório de Estágio, incide sobre as práticas educativas desenvolvidas nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, habilitando para a profissionalização de um perfil duplo docente. Ao longo de todo o processo formativo, foram mobilizados referenciais teóricos, legais e práticos que orientaram a prática pedagógica nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, destaca-se a implementação de ações educativas sustentadas num paradigma socioconstrutivista, no qual a criança assume um papel ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, no decorrer do documento, a mestranda adotou uma postura reflexiva e crítica, sustentada na Metodologia de Investigação-Ação que, permitiu dar resposta às necessidades e interesses das crianças, bem como possibilitar a construção da identidade profissional, a partir do processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão. Ademais, será evidenciado o trabalho colaborativo desenvolvido em cada nível educativo, nomeadamente entre o par pedagógico, as docentes cooperantes, as supervisoras institucionais, as crianças e as respetivas famílias. Por fim, o desenvolvimento de práticas educativas intencionais e adequadas proporcionou à mestranda o aprimoramento de competências pessoais e profissionais, bem como a construção de um perfil de duplo docente.por
dc.description.abstractThe present document, designated as the Internship Report, focuses on the educational practices developed in the contexts of Pre-school Education and the 1st Cycle of Basic Education, within the scope of Supervised Educational Practice, enabling the professionalization of a dual teacher profile. Throughout the entire training process, theoretical, legal and practical references were mobilized to guided pedagogical practice at different levels of education. In this sense, the implementation of educational actions sustained by a socioconstructivist paradigm stand out, in wich the child assumes an active role in their development and learning process. Thus, throughout the document, the master´s student adopted a reflective and critical stance, supported by the Action-Research Methodology, wich allowed responding to the needs and interests of the children, as well as enabling the construction of professional identity, based on the cyclical process of planning, action, observation and reflection. Moreover, the collaborative work developed at each educational level will be highlighted, particularly among the pedagogical pair, the cooperating teachers, the institutional supervisors, the children and their respective families. Lastly, the development of intentional and suitable educational practices enabled the master´s student to enhance her personal and professional skills, as well as to build a dual teaching profile.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30298
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática educativa supervisionada
dc.subjectMetodologia de investigação-ação
dc.subjectCriança
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectSupervised educational practice
dc.subjectAction-research methodology
dc.subjectChild
dc.subjectLearning
dc.titleRelatório de Estágio de Ana Camila Moreira Briotepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Ana Briote_2025.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: