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Influência das condições de rodagem na fadiga de engrenagens

dc.contributor.advisorMartins, Ramiro Carneiro
dc.contributor.authorFerreira, Alexandre Quintal e
dc.date.accessioned2021-10-18T14:18:17Z
dc.date.available2021-10-18T14:18:17Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractRodagem é definida como sendo o processo que ocorre antes do regime permanente de operação quando duas ou mais superfícies entram em contacto, perante certas condições de carga e movimento relativo. De muitos outros fatores, este processo é geralmente acompanhado pela modificação de parâmetros como a rugosidade superficial, coeficiente de atrito e da taxa de desgaste do material. Associado à fadiga de contacto, micropitting é um fenómeno progressivo onde se alteram as condições superficiais de um determinado componente, influenciando diretamente na prestação do mesmo ou até reduzir a sua vida útil em serviço. O presente estudo tem como principal objetivo avaliar o impacto das condições de ro‐ dagem no aparecimento e propagação de micropitting na superfície de engrenagens FZG tipo C. Dos diferentes procedimentos associados ao estudo presente neste documento, estes podem ser definidos pelos seguintes tópicos: • Caracterização do óleo lubrificante para engrenagens PAO 150; • Execução da campanha de testes de micropitting, no banco de ensaio de engrena‐ gens FZG; • Análise visual da área afetada por micropitting na superfície da engrenagem; • Medição da textura superficial das engrenagens entre os estágios da campanha de testes; • Medição da perda de massa das engrenagens no decorrer dos ensaios de fadiga; • Apresentação dos dados adquiridos e a análise dos mesmos. O trabalho que será apresentado nesta dissertação, dá continuidade a um estudo realizado por Fernandes et al. [1], no qual, foi avaliado o impacto da rodagem na eficiência das engrenagens. Para tal, a rodagem das engrenagens foi realizada com diferentes condições de carga e temperatura, lubrificadas por um óleo de engrenagens PAO 150. A campanha de testes de micropitting consistiu em quatro estágios distintos, três destes com duração de 16 h e um de 80 h, pelo que, nos dois últimos estágios as engrenagens foram submetidas à mesma carga. Mediante a campanha de testes realizada, constata‐se que para as engrenagens com uma temperatura mais baixa na fase de rodagem, houve um maior aparecimento e consequente propagação de micropitting na superfície das mesmas, sendo comprovada a reprodutibilidade do resultado obtido.pt_PT
dc.description.abstractRunning‐in can be defined as the process that ocurres leading to the steady‐state ope‐ ration conditions, between two new contacting surfaces through certain load and rol‐ ling/slidding conditions. Despite many other factors, this process is accompanied with various changes concerning surface roughness, coeficient of friction and wear rate. Associated with the rolling contact fatigue, the process of micropitting is a progressive phenomenon that alters the surface conditions of a component, thus, degrading the per‐ formance and reliability of the mechanical equipment. The main focus of the present study is to determine the impacto of the running‐in con‐ ditions on the appearence and propagation of the micropitting phenomenon in FZG type C gears. Dispite the various procedures done, the work presented can be summarized in the fol‐ lowing topics: • Caracterization of gear oil lubricant PAO 150; • Micropitting test campaing in FZG gear test rig; • Visual analysis of the micropitted area; • Measurement of the surface texture between load stages throughout the test cam‐ paign; • Aquisition of mass loss measurements; • Presentation of the adquired data and correlate the information. The study presented in this dissertation was based on a previous work done by Fernandes et al. [1], where the influence of running‐in operating conditions on the steady‐state torque loss of ground spur gears was assessed, when lubicated with PAO 150 gear oil. The micropitting test campaing consisted of four different load stages, three of them with a duration of 16 h with increasing contact load, and one over‐load stage of 80 h. The last two load‐stages were equal. One of the mais conclusions is that lower oil temperatura during running‐in promotes larger micropitting area on the gear flank. Furthermore, the experimental procedure reproducibility was confirmed.pt_PT
dc.identifier.tid202775046pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18733
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBanco de ensaios FZGpt_PT
dc.subjectMicropittingpt_PT
dc.subjectEngrenagenspt_PT
dc.subjectAnálise visualpt_PT
dc.subjectRodagempt_PT
dc.subjectTextura superficialpt_PT
dc.subjectFZG test rigpt_PT
dc.subjectGearspt_PT
dc.subjectVisual analysispt_PT
dc.subjectRunning‐in;pt_PT
dc.subjectSurface texturept_PT
dc.titleInfluência das condições de rodagem na fadiga de engrenagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica - Construções Mecânicaspt_PT

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