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Cinema documental, realizador e personagem enquanto enigma
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Seixas, Alberto | |
dc.contributor.author | Fontoura, Priscila | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T16:34:50Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T16:34:50Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | No cinema documental pode fundir-se o papel do realizador e do personagem. Com base na realização contemporânea de três documentários propomo-nos discutir funções, estatuto e papéis dos personagens no cinema documental. São várias as situações (nas quais destacamos a biografia, a autobiografia e o testemunho do acontecimento), onde o personagem principal eventualmente se esconde atrás da voz do narrador, ou seja, onde o realizador atua, conferindo ao narrador um papel distante do ator e próximo do conhecedor interveniente. Num primeiro momento, o narrador assume ser ator social, como se negasse a representação. Todavia, fica claro, frequentemente, que ao misturar-se o realizador com o personagem (cf. tipologia de Bezerra), ao tentar ser o principal personagem, o narrador, sendo comandado pelo realizador (presença, voz on e off-line, duração da presença, componente narrativa (expositiva, descritiva), argumentativa, opinativa, neutral) é também personagem. A nomeação que qualquer tipologia possa atribuir ao personagem (podendo ser ator ou actante), aborda a designação como um rótulo de papeis dentro do filme e contribui para a função do filme entre a divulgação e a transformação: o personagem herói, o personagem vítima, o personagem protagonista, o personagem ícone, ... Tal como nas narrativas literárias, o personagem do documentário pode ser o personagem central, assumindo ser plano ou redondo e quando redondo podemos atribuir ao realizador ou ao próprio personagem a capacidade de nos surpreender, mesmo que este personagem seja o maior testemunho do acontecimento desconhecido ou imprevisível. Segundo Bezerra não existe um grau zero entre personagem e pessoa. Se pretendermos retirar-lhe o papel de ator continuará sendo um performer ou, enquanto realizador, manter-se-á sempre como um não-performer? Nos três documentários em debate, num deles o realizador busca, escondido num personagem enigma, a sua autobiografia na biografia do seu nome, num outro, a realizadora na biografia da família, faz-se personagem biografada, num outro, a realização ganha a voz de um personagem que decide o que pode ser dito e visto sobre o protagonista e em cada um pretende-se demonstrar a dificuldade de fugir à interseção de papeis, funções e estatutos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/29623 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | n/a | |
dc.publisher | Encontros de Cinema de Viana do Castelo | |
dc.relation.hasversion | https://encontrosdecinema.pt/doc/12-conferencia-programa.pdf?v=1.1 | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Personagem | |
dc.subject | Ator | |
dc.subject | Actante | |
dc.subject | Realizador | |
dc.title | Cinema documental, realizador e personagem enquanto enigma | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2023 | |
oaire.citation.conferencePlace | Viana do Castelo | |
oaire.citation.endPage | 22 | |
oaire.citation.startPage | 21 | |
oaire.citation.title | XXIII Encontros de Cinema de Viana do Castelo | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |