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Música nova, Vanguarda e Darmstadt: para a compreensão de uma estética musical

dc.contributor.authorMonteiro, Francisco José
dc.date.accessioned2013-12-18T16:11:43Z
dc.date.available2013-12-18T16:11:43Z
dc.date.issued2001
dc.description.abstractNeste artigo, a chamada "vanguarda histórica" é perspectivada a partir de alguns dos seus paradigmas. Os movimentos sociais e nacionalistas bem como os fenómenos políticos do pós-guerra são enquadrados para uma abordagem de questões como o fim da tonalidade, a modernidade e vanguarda, o dodecafonismo, a experimentação ou o determinismo e a música electrónica . A história de Darmstadt e tudo o que de relevante para ela contribuiu são investigados no sentido de uma relacionação com a chamada "vanguarda histórica'. Em termos de uma estética na música europeia, procura-se salvaguardar a sua enorme importância sem prejuízo de outras estéticas porventura também significativas para uma compreensão da música a partir dos anos 50.por
dc.identifier.doi10.26537/rmpe.vi3.2408pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3147
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Portopor
dc.relation.ispartofseriesRevista Música, Psicologia e Educação; Nº3
dc.titleMúsica nova, Vanguarda e Darmstadt: para a compreensão de uma estética musicalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage75por
oaire.citation.startPage57por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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