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Música nova, Vanguarda e Darmstadt: para a compreensão de uma estética musical
dc.contributor.author | Monteiro, Francisco José | |
dc.date.accessioned | 2013-12-18T16:11:43Z | |
dc.date.available | 2013-12-18T16:11:43Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, a chamada "vanguarda histórica" é perspectivada a partir de alguns dos seus paradigmas. Os movimentos sociais e nacionalistas bem como os fenómenos políticos do pós-guerra são enquadrados para uma abordagem de questões como o fim da tonalidade, a modernidade e vanguarda, o dodecafonismo, a experimentação ou o determinismo e a música electrónica . A história de Darmstadt e tudo o que de relevante para ela contribuiu são investigados no sentido de uma relacionação com a chamada "vanguarda histórica'. Em termos de uma estética na música europeia, procura-se salvaguardar a sua enorme importância sem prejuízo de outras estéticas porventura também significativas para uma compreensão da música a partir dos anos 50. | por |
dc.identifier.doi | 10.26537/rmpe.vi3.2408 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/3147 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto | por |
dc.relation.ispartofseries | Revista Música, Psicologia e Educação; Nº3 | |
dc.title | Música nova, Vanguarda e Darmstadt: para a compreensão de uma estética musical | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 75 | por |
oaire.citation.startPage | 57 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |