Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O diário gráfico, como meio para minorar o desânimo pelo desenho no 3.º ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_DiogoPereira_2014.pdf14.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste relatório final, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, fazem-se reflexões sobre questões científico-didáticas que se desejam partilhar. Tais reflexões decorrem das Práticas Educativas Supervisionadas, PES I, II e III, de que aqui se faz um breve resumo como nos foi solicitado, bem como investigação realizada na PES III, que tratou de uma experiência de aplicação do Diário Gráfico, como possível meio, para tentar minorar o conhecido desânimo pelo desenho, que costuma ocorrer no início da adolescência. Neste relatório descreve-se o modo como se aplicou o Diário Gráfico, tentando tirar partido das suas qualidades e potencialidades, uma das quais me parece ser importante, o facto de o Diário Gráfico ser um espaço para experiências, suporte que é trabalhado pelo aluno fundamentalmente a sós. Daqui ressalta intimismo que pode proporcionar um incentivo à tentativa/erro, com o mínimo constrangimento e possivelmente uma maior desinibição e sensação de liberdade. O Diário Gráfico induz também à cultura do esforço persistente, tão necessário para a progressão no desenho. O resultado do esforço pode não ser imediato, mas a longo prazo será certamente compensador. A investigação, foi realizada na Escola Secundária Almeida Garrett, com a Turma 8ºC. Ter a oportunidade de trabalhar com uma turma do 8º ano, foi importante para o caso particular do desânimo pelo desenho, pois o início da adolescência é marcado por transformações físicas e psicológicas que influenciam esse desânimo.
In this final report, part of the Master of Visual Education Teaching and Technology, reflections are made, on scientific and educational issues that I wish to share. These reflections arise from Educational Practices Supervised, PES I, II and III, that here is a brief summary as we were told, as well as research conducted in PES III, which dealt with an application experience of the Sketchbook, as a possible mean to try to alleviate the known discouragement for drawing, which usually occurs in early adolescence. In this report we describe how to apply the Sketchbook, trying to take advantage of its qualities and potential, one of which seems to be important. The fact that the Sketchbook is a “place” for experiments, support that is worked by the student fundamentally alone. It emphasizes intimacy that can provide an incentive to attempt / error, with minimal embarrassment and possibly greater disinhibition and sense of freedom. The research was carried out in high school Almeida Garrett, with the Class 8 ° C. Having the opportunity to work with a group of 8th grade, it was important for the particular case of discouragement for the design, since early adolescence is marked by physical and psychological changes that influence this despondency.

Description

Keywords

Educação visual Desenho Diário gráfico Visual education Drawing Sketchbook

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License