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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Trends in the cultural tourism sector have shown that tourists are moving away from mass
tourism, resulting in a growing demand for cultural tourism, as well as a greater interest
in the tangible and intangible cultural heritage of destinations. The profile of tourists is
also undergoing a transition, as they are now looking for experiences that meet their needs
and expectations in a highly personalized way. These experiences must therefore engage
them across different spectrums, intellectually and emotionally. The most effective way
of transforming a service into an experience is by using creativity. The Orange Economy
or Creative Economy sees human creativity, innovation, and originality not only as
generators of wealth but also as a way of making different industries more sustainable. It
is in this context of seeking creative and sustainable tourism practices that the popularity
of literary tourism has arisen, which contributes to protecting and investing in the cultural
heritage of a given region. In Portugal, there is a devaluation of the female figure in
literature compared to male peers, in terms of education and the way it is presented in
Portuguese culture. Even so, there are women who have stood out and been pioneers
through their lives and works, such as Florbela Espanca, who lived out her last years in
the city of Matosinhos.
In this context, this Project Work was conceived - "FEMME: Exploring Florbela's
Matosinhos. A literary tour where poetry and feminism converge." - within the framework
of the Master’s Degree in Intercultural Studies for Business at the Instituto Superior de
Contabilidade e Administração do Porto.
This project uses bibliographical research and fieldwork to demonstrate the viability of
this literary tour dedicated to Florbela Espanca in the city of Matosinhos, showing the
importance of creating engaging, sustainable, and inclusive experiences.
As tendências no setor de turismo cultural têm demonstrado que os turistas se têm vindo a afastar do turismo em massa, resultando numa crescente procura pelo turismo cultural, bem como num maior interesse no património cultural tangível e intangível dos destinos. O perfil dos turistas está também a atravessar uma transição, já que atualmente procuram experiências que vão ao encontro das suas necessidades e expectativas de forma altamente personalizada. Estas experiências devem, por isso, envolvê-los nos diferentes espectros, quer a nível intelectual e emocional. A forma mais eficaz de transformar um serviço numa experiência é através da utilização da criatividade. A Economia Laranja ou Economia Criativa vê a criatividade humana, a inovação e a originalidade não apenas como produtores de riqueza, mas também como uma forma de tornar diferentes setores em projetos mais sustentáveis. É neste contexto de procura por práticas de turismo criativas e sustentáveis que surgiu a popularidade do turismo literário, o qual contribui para a proteção e investimento no património cultural de uma determinada região. Em Portugal, há uma desvalorização da figura feminina na literatura em comparação com seus pares masculinos, em termos educativos e também pela forma como é apresentada na cultura portuguesa. Ainda assim, existem mulheres que se destacaram e foram pioneiras através de suas vidas e obras literárias, como Florbela Espanca, que viveu seus últimos anos na cidade de Matosinhos. É neste contexto que este Trabalho de Projeto foi concebido - "FEMME: Exploring Florbela’s Matosinhos. A literary tour where poetry and feminism converge" - no âmbito do Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Este projeto utiliza pesquisa bibliográfica e trabalho de campo para demonstrar a viabilidade deste passeio literário dedicado a Florbela Espanca na cidade de Matosinhos, mostrando a importância de criar experiências envolventes, sustentáveis e inclusivas.
As tendências no setor de turismo cultural têm demonstrado que os turistas se têm vindo a afastar do turismo em massa, resultando numa crescente procura pelo turismo cultural, bem como num maior interesse no património cultural tangível e intangível dos destinos. O perfil dos turistas está também a atravessar uma transição, já que atualmente procuram experiências que vão ao encontro das suas necessidades e expectativas de forma altamente personalizada. Estas experiências devem, por isso, envolvê-los nos diferentes espectros, quer a nível intelectual e emocional. A forma mais eficaz de transformar um serviço numa experiência é através da utilização da criatividade. A Economia Laranja ou Economia Criativa vê a criatividade humana, a inovação e a originalidade não apenas como produtores de riqueza, mas também como uma forma de tornar diferentes setores em projetos mais sustentáveis. É neste contexto de procura por práticas de turismo criativas e sustentáveis que surgiu a popularidade do turismo literário, o qual contribui para a proteção e investimento no património cultural de uma determinada região. Em Portugal, há uma desvalorização da figura feminina na literatura em comparação com seus pares masculinos, em termos educativos e também pela forma como é apresentada na cultura portuguesa. Ainda assim, existem mulheres que se destacaram e foram pioneiras através de suas vidas e obras literárias, como Florbela Espanca, que viveu seus últimos anos na cidade de Matosinhos. É neste contexto que este Trabalho de Projeto foi concebido - "FEMME: Exploring Florbela’s Matosinhos. A literary tour where poetry and feminism converge" - no âmbito do Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Este projeto utiliza pesquisa bibliográfica e trabalho de campo para demonstrar a viabilidade deste passeio literário dedicado a Florbela Espanca na cidade de Matosinhos, mostrando a importância de criar experiências envolventes, sustentáveis e inclusivas.
Description
Keywords
Experience economy Literary tourism Florbela Espanca Matosinhos Economia de experiência Turismo literário
