Repository logo
 
Publication

Análise de Aprendizagem e Sistemas de Recomendação como suporte à Experimentação Remota

dc.contributor.authorGonçalves, Alexandre L.
dc.contributor.authorCarlos, Lucas M.
dc.contributor.authorSilva, Juarez B. da
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.date.accessioned2018-10-15T09:58:33Z
dc.date.available2018-10-15T09:58:33Z
dc.date.issued2018-07
dc.description.abstractO atual estágio de desenvolvimento da ciência e tecnologia exige novas abordagens de educação que possam impactar positivamente no desempenho dos estudantes. No contexto do ensino de engenharia, são requeridos sólidos conhecimentos obtidos não somente a partir de aulas teóricas, mas também a partir da experimentação em laboratórios. Neste sentido, aulas teóricas, simulações e laboratórios presenciais e remotos constituem importantes recursos na formação dos estudantes. Assim, as competências desenvolvidas pelos estudantes ao longo do curso irão impactar em suas carreiras profissionais. De modo geral, o trabalho experimental vem sendo tradicionalmente desenvolvido em laboratórios. Todavia, o aumento no nu ́mero de estudantes nos últimos anos tem pressionado as estruturas físicas e os recursos dos laboratórios. Para superar isso, pesquisadores têm desenvolvido simulações computacionais e laboratórios remotos, habilitando a expansão das fronteiras da educação. Tal cenário proporciona novas oportunidades para incrementar o processo de aprendizado dos estudantes. Com o advento dos sistemas online, os dados gerados pela interação dos estudantes em simulações e laboratórios remotos podem ser coletados e analisados. A partir disso, algumas áreas vêm promovendo suporte, entre elas, Learning Analytics (LA) e Recommender Systems (RS). Learning Analytics desempenha um papel importante ao prover ferramental para impactar na experiência de aprendizagem de estudantes e fornecer elementos que permitam aos professores avaliarem suas disciplinas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlexandre L. Gonçalves, Lucas Mellos Carlos, Juarez Bento da Silva e Gustavo R. Alves, “Análise de Aprendizagem e Sistemas de Recomendação como suporte à Experimentação Remota”, 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18), Braga, 12-13 Julho 2018.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12058
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseriesCNaPPES;2018
dc.subjectLaboratórios remotospt_PT
dc.subjectRemote labspt_PT
dc.subjectLearning analyticspt_PT
dc.subjectRecommender systempt_PT
dc.titleAnálise de Aprendizagem e Sistemas de Recomendação como suporte à Experimentação Remotapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage150pt_PT
oaire.citation.startPage150pt_PT
oaire.citation.title5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18)pt_PT
person.familyNameAlves
person.givenNameGustavo
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_GCA_CNaPPES2018_.pdf
Size:
129.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: