dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Brandão, Sara | |
dc.contributor.author | Barrera, Sylvia Domingos | |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T12:57:02Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T12:57:02Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Neste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa DECOLE. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. Nos roteiros de exploração, apresentados em formato de quadro, as atividades seguem uma lógica sequencial. Contudo, essa ordem não é rígida, podendo ser modificada em função dos projetos em desenvolvimento. Sugere-se que o educador interprete os roteiros como a operacionalização de um conjunto de princípios orientadores, podendo, sempre que considerar adequado, alterar a ordem das atividades, incluir outras que não estão contempladas ou deixar de realizar algumas que não considerar adequadas para o seu grupo. Para apoiar esses roteiros de exploração, foram construídos materiais específicos, disponíveis nos Apêndices que se encontram no final do livro. É autorizada a reprodução de todos os materiais disponibilizados, entre os quais um banco de imagens criadas especificamente para este programa, mas que podem ser utilizadas para outras atividades. Antes de iniciar a leitura e exploração de uma história, é importante que o educador se familiarize com ela, analise o roteiro orientador, avalie a adequação da sequência das atividades a serem realizadas e reúna os objetos evocativos sugeridos. Pretende-se que as atividades propostas para exploração de cada uma das obras sejam integradas na rotina pedagógica de cada grupo. No trabalho realizado durante a versão experimental do programa, as atividades propostas para cada obra foram desenvolvidas ao longo de várias sequências, que corresponderam, em alguns casos, a várias semanas. Nas propostas de exploração de cada uma das obras não é feita referência sistemática às atividades consideradas transversais – o Baú do Tesouro e a Árvore das Palavras – que se pretende sejam generalizadas à exploração de outras obras ou introduzidas em outros momentos da rotina que não necessariamente a leitura. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-85-8429-108-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15162 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Penso Editora | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://m.grupoa.com.br/decole-p990421 | |
dc.title | "Ler" antes de Ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 145 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 93 | pt_PT |
oaire.citation.title | DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- CAPL_AdrianaBaptista_2017_5.pdf
- Size:
- 6.14 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format