Repository logo
 
Publication

Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorMagalhães, Marlene
dc.contributor.authorAraújo, Maria José
dc.date.accessioned2021-09-02T08:24:54Z
dc.date.available2021-09-02T08:24:54Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO encerramento das escolas, devido à pandemia, mostrou-se especialmente difícil para as comunidades mais vulneráveis e desfavorecidas. O esforço para facilitar a continuidade da educação para todos/as, por meio do ensino a distância (EaD), exigiu o uso de diversas plataformas digitais, assim como uma reflexão sobre o currículo e o significado da aprendizagem. A educação online, já objeto de variados estudos (Dias, 2004; Lencastre & Araújo, 2009; Peres & Pimenta, 2011; Rosenberg, 2006), porque se tornou numa realidade contemporânea, sofreu, nos últimos meses, alterações na forma como é conceptualizada e integrada na prática educativa. Neste texto, debruçamo-nos sobre o modo como os/as professores/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, se organizaram para ajudar os/as alunos/as a completar o seu processo de aprendizagem no cenário pandémico instalado. A recolha de dados concretizou-se por via de um inquérito por questionário, respondido por 287 professores/as que lecionaram naquele nível de ensino durante o ano letivo 2019/2020. Na generalidade, os dados indiciam uma comum resistência face à necessidade de mudança, pese embora a mobilização de diferentes estratégias relacionais, didáticas e pedagógicas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P., Moreira, A. I., Magalhães, M., & Araújo, M. J. (2021). Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sensos-e, VIII(1), 64-76. doi:10.34630/sensose.v8i1.378pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/sensose.v8i1.378pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18286
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3788pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.titleNa encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage76pt_PT
oaire.citation.startPage64pt_PT
oaire.citation.titleSensos-ept_PT
oaire.citation.volumeVIIIpt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameMoreira
person.familyNameAraújo
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameMaria José
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
person.identifier.orcid0000-0002-2242-1258
person.identifier.ridP-3007-2017
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublicatione97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2021_2.pdf
Size:
473.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format