Publication
Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico
| dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
| dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
| dc.contributor.author | Magalhães, Marlene | |
| dc.contributor.author | Araújo, Maria José | |
| dc.date.accessioned | 2021-09-02T08:24:54Z | |
| dc.date.available | 2021-09-02T08:24:54Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.description.abstract | O encerramento das escolas, devido à pandemia, mostrou-se especialmente difícil para as comunidades mais vulneráveis e desfavorecidas. O esforço para facilitar a continuidade da educação para todos/as, por meio do ensino a distância (EaD), exigiu o uso de diversas plataformas digitais, assim como uma reflexão sobre o currículo e o significado da aprendizagem. A educação online, já objeto de variados estudos (Dias, 2004; Lencastre & Araújo, 2009; Peres & Pimenta, 2011; Rosenberg, 2006), porque se tornou numa realidade contemporânea, sofreu, nos últimos meses, alterações na forma como é conceptualizada e integrada na prática educativa. Neste texto, debruçamo-nos sobre o modo como os/as professores/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, se organizaram para ajudar os/as alunos/as a completar o seu processo de aprendizagem no cenário pandémico instalado. A recolha de dados concretizou-se por via de um inquérito por questionário, respondido por 287 professores/as que lecionaram naquele nível de ensino durante o ano letivo 2019/2020. Na generalidade, os dados indiciam uma comum resistência face à necessidade de mudança, pese embora a mobilização de diferentes estratégias relacionais, didáticas e pedagógicas. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Duarte, P., Moreira, A. I., Magalhães, M., & Araújo, M. J. (2021). Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sensos-e, VIII(1), 64-76. doi:10.34630/sensose.v8i1.378 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.34630/sensose.v8i1.378 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18286 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | 1; | |
| dc.relation.publisherversion | https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3788 | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento curricular | pt_PT |
| dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
| dc.title | Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 76 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 64 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Sensos-e | pt_PT |
| oaire.citation.volume | VIII | pt_PT |
| person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
| person.familyName | Moreira | |
| person.familyName | Araújo | |
| person.givenName | Pedro Duarte | |
| person.givenName | Ana Isabel | |
| person.givenName | Maria José | |
| person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
| person.identifier.ciencia-id | 4315-7FCF-80C0 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2242-1258 | |
| person.identifier.rid | P-3007-2017 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
| relation.isAuthorOfPublication | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 | |
| relation.isAuthorOfPublication | e97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ART_PedroDuarte_2021_2.pdf
- Size:
- 473.56 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
