Repository logo
 
Publication

Atores-chave do processo de construção da identidade profissional dos educadores sociais em Portugal

dc.contributor.authorCorreia, Fátima
dc.date.accessioned2024-10-15T13:18:38Z
dc.date.available2024-10-15T13:18:38Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA Educação Social é uma profissão em processo de afirmação da sua identidade, a qual conhece um conjunto de desafios por ser uma profissão ainda pouco amadurecida, não se sabendo quantos educadores sociais existem em Portugal, quantos exercem a sua atividade profissional enquanto educadores sociais e com que funções. Por outro lado, os educadores sociais enfrentam dificuldades em legitimar a sua profissão devido a fatores relativos à própria evolução académica e à polivalência de contextos e funções que pode assumir, mas também devido a fatores externos, pela confusão com áreas profissionais similares e com outros profissionais com maior tradição na ação social. Decorrente desta confusão e de uma maior necessidade de racionalização de recursos, surgem estratégias de contratação indiferenciadoras por parte dos empregadores, dificultando os processos de profissionalização da Educação Social, onde ninguém mais sabe quem faz o quê. Acresce que o contexto onde se movem os educadores sociais – o “social”, espaço complexo e em constante mudança – também conhece, atualmente, particularidades que dificultam a consolidação de culturas profissionais nomeadamente alterações políticas, económicas e sociais, sobretudo na reconfiguração do mercado de trabalho. A profissão constrói-se assim a partir de realidades que a afetam e condicionam, provocadas por um conjunto de atores que intervêm no processo profissionalizador. Este artigo parte de um modelo dialético de atores-chave envolvidos no processo de profissionalização dos educadores sociais definido por Saéz Carreras (2008) para dar pistas sobre a realidade da Educação Social em Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25755/int.21163pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26236
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.titleAtores-chave do processo de construção da identidade profissional dos educadores sociais em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_FatimaCorreia_2021_2.pdf
Size:
303.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: