Publication
Atores-chave do processo de construção da identidade profissional dos educadores sociais em Portugal
dc.contributor.author | Correia, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2024-10-15T13:18:38Z | |
dc.date.available | 2024-10-15T13:18:38Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | A Educação Social é uma profissão em processo de afirmação da sua identidade, a qual conhece um conjunto de desafios por ser uma profissão ainda pouco amadurecida, não se sabendo quantos educadores sociais existem em Portugal, quantos exercem a sua atividade profissional enquanto educadores sociais e com que funções. Por outro lado, os educadores sociais enfrentam dificuldades em legitimar a sua profissão devido a fatores relativos à própria evolução académica e à polivalência de contextos e funções que pode assumir, mas também devido a fatores externos, pela confusão com áreas profissionais similares e com outros profissionais com maior tradição na ação social. Decorrente desta confusão e de uma maior necessidade de racionalização de recursos, surgem estratégias de contratação indiferenciadoras por parte dos empregadores, dificultando os processos de profissionalização da Educação Social, onde ninguém mais sabe quem faz o quê. Acresce que o contexto onde se movem os educadores sociais – o “social”, espaço complexo e em constante mudança – também conhece, atualmente, particularidades que dificultam a consolidação de culturas profissionais nomeadamente alterações políticas, económicas e sociais, sobretudo na reconfiguração do mercado de trabalho. A profissão constrói-se assim a partir de realidades que a afetam e condicionam, provocadas por um conjunto de atores que intervêm no processo profissionalizador. Este artigo parte de um modelo dialético de atores-chave envolvidos no processo de profissionalização dos educadores sociais definido por Saéz Carreras (2008) para dar pistas sobre a realidade da Educação Social em Portugal. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.25755/int.21163 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26236 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação social | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.title | Atores-chave do processo de construção da identidade profissional dos educadores sociais em Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 11 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |