Publication
Estratégias de preparação para audições de orquestra: um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Coimbra, Daniela da Costa | |
dc.contributor.advisor | Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria da | |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Bárbara Alves | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T11:32:43Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T11:32:43Z | |
dc.date.issued | 2021-02-02 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta investigação foi apresentar e implementar estratégias de preparação individual para orientar e auxiliar músicos a alcançar sucesso numa audição de orquestra. Foi realizado um estudo de caso com o propósito de desenvolver e implementar um programa de preparação para audições de orquestra de seis semanas, destinado a estudantes de fagote da Licenciatura em Música da ESMAE. Todas as estratégias e métodos aplicados durante o estudo foram fundamentados na literatura acerca do tema, contendo os seguintes componentes: (1) organização e planeamento do estudo individual, (2) estratégias de estudo para o repertório da audição, (3) utilização da gravação no estudo individual, (4) realização de mock auditions, (5) preparação psicológica, (6) preparação física e (7) aplicação de uma rotina pré-audição. O impacto das estratégias aplicadas foi aferido através da avaliação dos participantes em duas situações de audição de orquestra, criadas para o estudo e dos resultados dos inquéritos realizados acerca da sua autoavaliação e estados psicológicos sentidos nestas audições. Os resultados do estudo indicaram que, após a implementação do programa, os estudantes sentem-se mais preparados, menos ansiosos e mais satisfeitos com a sua prestação numa audição, o que parece reforçar a mais-valia que um contacto com esta realidade das audições de orquestra representa, nomeadamente atendendo ao crescente nível de exigência e competitividade deste processo na atualidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | The goal of this dissertation was to present and implement individual preparation strategies to guide musicians to achieve success at an orchestra audition. A case study was made, with the goal of developing and implementing a preparation program for orchestra auditions that lasted six weeks, and it was destined to bassoon students in the Bachelor of Music of ESMAE. All of the strategies and methods applied during the study were based in the literature of the theme, including the following components: (1) planning and organization of practice, (2) practice strategies for the audition repertoire (3) self-recording in practice, (4) mock auditions, (5) psychological preparation, (6) physical preparation and (7) implementation of a pre-audition routine. The impact of the applied strategies was assessed by the participants evaluation in two orchestra auditions, created for the study and by the results of the surveys of their autoevaluation and psychological conditions felt in these auditions, also created for the study. The results of the study show that, after the implementation of the program, the students felt more prepared, less anxious, and more satisfied with their performance on the audition, which exhibits the advantage that an exposure with an orchestra audition reality represents, mainly due to the increase of high-level requirements and competitivity in this process that is seen in current times. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202645665 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/17138 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Audições de orquestra | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de preparação | pt_PT |
dc.subject | Fagote | pt_PT |
dc.subject | Performance musical | pt_PT |
dc.subject | Orchestra auditions | pt_PT |
dc.subject | Preparation strategies | pt_PT |
dc.subject | Bassoon | pt_PT |
dc.subject | Musical performance | pt_PT |
dc.title | Estratégias de preparação para audições de orquestra: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música – Interpretação Artística, especialização Sopros, Fagote | pt_PT |