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Aplicação de Advergames no Contexto Empresarial

dc.contributor.advisorCarvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz de
dc.contributor.authorMachado, Lúcia de Jesus Candeias
dc.date.accessioned2015-05-13T16:22:38Z
dc.date.available2015-05-13T16:22:38Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNo mundo da publicidade existem diferentes formas de publicitar marcas/produtos, as formas mencionadas como tradicionais são os anúncios televisivos e radiofónicos, os outdoors junto a autoestradas e meios mais movimentados, meios de comunicação impressos, entre outros. Com a evolução e o crescimento da Internet, surgiram novas possibilidades de publicidade e marketing, direcionadas principalmente aos jovens, pois são que mais utiliza a Internet. Um dos usos principais da Internet é o entretenimento, existindo diversos sites com esse propósito. No entanto existem jogos, designados sérios, com o objetivo não só de entreter mas também de transmitir uma mensagem. Nesta dissertação falamos concretamente de jogos direcionados para a publicidade, os chamados Advergames. Estes jogos permitem associar o divertimento à publicidade, permitindo criar uma relação entre a marca e o seu possível consumidor. Nesta tese pretende-se estudar a forma como os jogos poderão ser uma boa forma de auxílio no ramo do marketing de uma marca/produto. Para isso foi desenvolvido um jogo com o objetivo de recolher dados que comprovassem (ou não) o impacto sobre os jogadores da mensagem transmitida por uma marca/produto através desse jogo. Após o estudo foi possível perceber, que a maioria de utilizadores receberam a mensagem transmitida, reconhecendo vários elementos relacionados com a marca distribuídos ao longo de todo o cenário de jogo.por
dc.description.abstractIn the advertising world there are different ways to promote brands/products. The traditional ways are the TV and radio advertisements, the outdoors along freeways, printed ads, among others. But with the evolution and growth of the Internet, new possibilities for advertising and marketing emerged, innovating what existed before, targeted to young people who are the main users of the Internet. One of the main uses of the Internet is entertainment, with a variety of websites dedicated to that theme. However there are games that are considered more serious, as they have the purpose of entertain but also to convey a message. The subject of this dissertation is the games used in advertising, the Advergames. These games allow us to merge entertainment and advertisement to create a relationship between brand and the consumer. The purpose of this thesis is to study the way these games can be a good supporting material in the marketing of a brand/product. To achieve that, a game was developed to collect data to confirm or deny the impact that this type of games has on the players, whether they understood the message conveyed in the game about the brand/product. After the study the conclusion was that most of the players received the message, recognizing several elements related to the brand that were scattered in the game set.por
dc.identifier.tid201819236
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6011
dc.language.isoporpor
dc.subjectAdvergamespor
dc.subjectJogospor
dc.subjectFormas de marketingpor
dc.subjectGamespor
dc.subjectForms of marketingpor
dc.titleAplicação de Advergames no Contexto Empresarialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática, Área de Especialização em Sistemas Gráficos e Multimédiapor

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