Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marta, Maria Margarida Campos | |
dc.contributor.advisor | Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Catarina Costa e | |
dc.date.accessioned | 2021-07-29T13:19:15Z | |
dc.date.available | 2021-07-29T13:19:15Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio emergiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada,inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que procura demonstrar o percurso realizado nos dois níveis educativos, espelhando a evolução da mestranda, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências de um perfil duplo de docência. Toda a ação pedagógica foi baseada na Metodologia de Investigação-Ação, que abrange a capacidade de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, numa tentativa de mobilização de saberes científicos e pedagógicos que contribuam para a promoção de práticas sustentadas na individualidade de cada criança, capazes de responder aos seus interesses e necessidades,e de tornar o docente mais reflexivo, crítico e investigativo. Alicerçada num paradigma socioconstrutivista, a ação educativa girou em torno de pedagogias participativas,mais concretamente na Metodologia de Trabalho de Projeto,em que a criança é vista como o centro de todo processo de ensino e aprendizagem, tendo um papel ativo no mesmo,pelo que é fundamental a sua escuta e observação. Nada seria possível no presente percurso formativo se não existisse o constante trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa,que fomentou o desenvolvimento social,pessoal e profissional da mestranda,na construção de um perfil duplo,que será alargado ao longo da vida, uma vez que um profissional de educação necessita de uma permanente abertura à inovação e à aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | This internship report emerged within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, included in the syllabus of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and therefore seeks to demonstrate the path taken at the two educationallevels,mirroring the evolution of the Master's student,with the purpose of developing the skills of a dual teaching profile. The entire pedagogical action was based on the Action-Research Methodology, which encampasses the capacity for observation, planning, action, reflection and evaluation, in an attempt to mobilize scientific and pedagogical knowledge that contribute to the promotion of practices based on the individuality of each child, able to respond to their interests and needs,and to make the teacher more reflective, criticai and investigative. Based on a socio-constructivist paradigm, the educational action revolved around participatory pedagogies,more specifically in the Project Work Methodology,in which the child is seen as the center ofthe entire teaching and learning process,having an active role in it,therefore listening and observation is essential. Nothing would be possible in the present training path if there were not the constant collaborative work with the entire educationalcommunity,which fostered the social,personal and professional development of the master's student, in the construction of a double profile, which will be extended throughout life,since an education professional needs a permanent openness to innovation and learning. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202775208 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18207 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Perfil duplo | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Child | pt_PT |
dc.subject | Double profile | pt_PT |
dc.subject | Action research | pt_PT |
dc.subject | Collaborative work | pt_PT |
dc.subject | Professional development | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Ana Silva_2021.pdf
- Size:
- 19.37 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format