Repository logo
 
Publication

Carregadores de Baterias off-Board de Veículos Elétricos

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Abel António de Azevedo
dc.contributor.authorAntunes, José Miguel da Silva Torres
dc.date.accessioned2023-11-27T11:04:41Z
dc.date.available2023-11-27T11:04:41Z
dc.date.issued2023-10-09
dc.description.abstractAs exigências regulamentares, em conjunto com as preocupações sociais com os aspetos e impactos ambientais, bem como o comprometimento da UE, para atingir a neutralidade carbónica até 2050 e redução da emissão de gases poluentes, tem motivado fortemente a proliferação dos Veículos Elétricos (VE). Apesar das inúmeras vantagens associadas aos VEs, é de notar que a estrutura das infraestruturas elétricas ainda não está suficientemente habilitada para fornecer energia a todos os veículos, com o constante crescimento dos VEs e substituição dos veículos a combustão. Por outro lado, os VEs ainda apresentam autonomias bastante baixas. Neste sentido torna-se essencial o desenvolvimento de novas infraestruturas de carregamento, para acompanhar o constante crescimento e que uma boa parte das infraestruturas permita carregamento rápido, de modo a contrabalançar, o problema da autonomia e dos tempos de espera e carregamento associados a estes veículos. Neste sentido a presente dissertação, visa primeiramente efetuar uma contextualização do tema, com a apresentação dos diferentes tipos de carregadores e modos de carregamento que a IEC 61851 estabelece, assim como, analisar diferentes soluções comerciais de diferentes fabricantes, as diferentes cadeias de conversão associadas aos carregadores, apresentação de algumas topologias de conversores DC/DC isolados utilizadas neste âmbito e seleção do conversor a ser utilizado na segunda parte do trabalho. Esta segunda parte encarregará o desenvolvimento do modelo matemático e elétrico do conversor, bem como a criação de um programa de controlo do mesmo no software DAVE, o estudo do controlo em malha aberta do conversor e desenvolvimento do modelo físico e real. Esta segunda parte também engloba o desenvolvimento e utilização de modelos de simulação para o controlo em malha fechada do conversor, bem como a implementação de alguns testes práticos face aos componentes utilizados.pt_PT
dc.description.abstractRegulatory requirements, together with social concerns about environmental aspects and impacts, as well as the EU's commitment to achieve carbon neutrality by 2050 and reduce the emission of polluting gases, has strongly motivated the proliferation of Electric Vehicles (EVs). Despite the numerous advantages associated with EVs, it should be noted that the electrical infrastructure is still not sufficiently capable to supply energy to all vehicles, with the constant growth of EVs and replacement of combustion vehicles. On the other hand, EVs still have very low ranges. In this sense, it becomes essential to develop new charging infrastructures, to keep up with the constant growth and that a good part of the infrastructures allow fast charging, to solve the electric range problem, as well as the charging and waiting times associated with these vehicles. In this sense, the present dissertation aims, firstly, to contextualize the theme, with the presentation of the different types of chargers and charging modes that IEC 61851 establishes, as well as, to analyze different commercial solutions from different manufacturers, the different conversion chains associated with the chargers, presentation of some topologies of isolated DC/DC converters used in this scope and selection of the converter to be used in the second part of the work. This second part will oversee the development of the mathematical and electrical model of the converter, as well as the creation of a control program for it in the DAVE software, the study of the open-loop control of the converter and the development of the physical and real model. This second part also includes the development of simulation models for the closed loop control of the converter, as well as the implementation of some practical tests, using the converter physical model components.pt_PT
dc.identifier.tid203380746pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23982
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDual-Active Bridge (DAB)pt_PT
dc.subjectElectric Vehicles (EVs)pt_PT
dc.subjectFast Chargingpt_PT
dc.subjectIsolated DC/DC Converterspt_PT
dc.subjectPhase-Shiftpt_PT
dc.subjectOff-board Chargerspt_PT
dc.titleCarregadores de Baterias off-Board de Veículos Elétricospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEngenharia Electrotécnica: Sistemas Eléctricos e Energiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_5010.pdf
Size:
10.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: