Repository logo
 
Publication

Abordagens ativas no ensino de inglês como língua estrangeira a crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
dc.contributor.authorCainelli, Júlia Arruda
dc.date.accessioned2024-01-26T09:50:51Z
dc.date.available2024-01-26T09:50:51Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractAs abordagens ativas na educação buscam envolver os alunos de forma participativa, incentivando-os a assumir um papel ativo em seu próprio processo de aprendizagem. Essa abordagem estimula a interação, a colaboração e o pensamento crítico, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais significativa para as crianças. Neste contexto, os alunos são estimulados a desenvolver uma cidadania proativa, através de um engajamento ativo dos alunos em questões sociais, culturais e comunitárias, como é o caso da importância de práticas ecosustentáveis, promovendo a compreensão dos desafios ambientais, mas também incentiva a busca por soluções e a adoção de comportamentos sustentáveis no dia a dia. Neste estudo, procuraremos compreender como as abordagens ativas, ancoradas na abordagem de storytelling, com recurso a picture books, podem desenvolver tanto competências de compreensão e de produção nos alunos de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como permitir que eles se conectem emocionalmente com os personagens e as situações apresentadas nas histórias, fomentando competências essenciais à criação da sua cidadania, como o pensamento crítico e a criatividade. Para tal, recorremos a uma metodologia de índole etnográfica, em que realizámos uma análise documental dos percursos didáticos criados e dos dados recolhidos, como questionários e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os resultados demonstram que os alunos desenvolveram competências como o pensamento crítico e criatividade e, ainda, um forte sentido de consciência eco-comportamental.pt_PT
dc.description.abstractActive approaches in education seek to involve students in a participatory way, encouraging them to take an active role in their own learning process. This approach encourages interaction, collaboration and critical thinking, providing a more meaningful learning experience for children. In this context, students are encouraged to develop proactive citizenship, through active student engagement in social, cultural and community issues, such as the importance of eco-sustainable practices, promoting understanding of environmental challenges, but also encouraging the search for solutions and the adoption of sustainable behaviors in everyday life. In this study, we will seek to understand how active approaches, anchored in the storytelling approach, using picture books, can develop both comprehension and production skills in English students in the 1st Cycle of Basic Education, as well as allow them to connect emotionally with the characters and situations presented in the stories, fostering skills essential to the creation of their citizenship, such as critical thinking and creativity. To this end, we resorted to an ethnographic methodology, in which we carried out a document analysis of the didactic paths created and the data collected, such as questionnaires and works developed by the students. The results show that students have developed skills such as critical thinking and creativity, as well as a strong sense of eco-behavioral awareness.pt_PT
dc.identifier.tid203485203
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24707
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAbordagens ativaspt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectConsciência eco-sustentávelpt_PT
dc.subjectEnsino de inglêspt_PT
dc.subjectPrimeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectActive approachespt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectEco-sustainable awarenesspt_PT
dc.subjectEnglish teachingpt_PT
dc.subjectFirst cycle of basic educationpt_PT
dc.titleAbordagens ativas no ensino de inglês como língua estrangeira a crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Julia Cainelli_2023.pdf
Size:
2.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: